top of page

Medida Protetiva poderá ser feita pela Internet no RS

A partir da semana que vem, pedidos de medidas protetivas de urgência poderão ser feitos pela internet no Rio Grande do Sul. Para a Polícia Civil do estado, a nova forma de solicitação vai facilitar o acesso de mulheres em situação de violência doméstica à forma considerada a mais efetiva para interromper esse ciclo.


Nesta sexta-feira (18), foram registrados seis casos de feminicídio no estado em menos de 24 horas. Até então, o RS havia registrado 19 casos no ano. O número impressiona até mesmo Fernando Sodré, chefe da polícia do RS, e fez com que o lançamento do recurso fosse agilizado pela autoridade policial. Nenhuma das vítimas desta sexta-feira tinha medida protetiva contra os suspeitos.


Ainda não há data definida para o lançamento da ferramenta que vai permitir a solicitação de medida protetiva de urgência virtualmente, mas a Polícia Civil deve fazer o anúncio na terça-feira (22).


"O mecanismo legal mais crucial que temos no momento é a medida protetiva de urgência. Ela tem efetividade. O registro policial, seja físico, seja virtual, e a medida protetiva de urgência, seja física e, a partir da semana que vem, digital, ela é fundamental para romper com esse ciclo de violência que assola as mulheres na nossa sociedade", explica o delegado Christian Nedel, diretor do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis.


Fonte: G1

Comments


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
start start start.png
Banners Digitais - ajustado_SICREDI- 980x135px.png
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
2.png
bottom of page