top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

Mais de 130 apenados concluem ensinos fundamental e médio em unidades prisionais de Canoas


Imagem: divulgação/ Governo do RS.

Cento e trinta e oito apenados de unidades prisionais de Canoas concluíram, na última semana, os Ensinos Fundamental e Médio, em cerimônias realizadas no Complexo Prisional de Canoas e na Penitenciária Estadual de Canoas I (Pecan I). A conquista foi possível por meio do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja), que oferece ensino formal dentro do sistema prisional.


Na sexta-feira (20), 73 apenados do ensino fundamental e 42 do ensino médio participaram de uma formatura coletiva no Complexo Prisional. Já na quinta-feira (19), a Pecan I celebrou a diplomação de outros 23 apenados.


Carine Dias, chefe da divisão de educação da Polícia Penal, destacou a importância da iniciativa. "Sabemos que a maior parte do público que está cumprindo pena não acessou esse espaço na idade mais adequada na infância. É essencial para que, posteriormente, eles consigam se elevar profissionalmente, em áreas que necessitam da conclusão dos ensinos fundamental e médio", afirmou.


Entre os formandos, Fernando* emocionou os presentes com seu discurso. "A vida é cheia de oportunidades e com vários caminhos. Espero que cada um de nós consiga fazer as melhores escolhas, deixando que nossos sonhos e aprendizados nos guiem. Que a esperança e determinação nos acompanhem. O futuro é promissor e nosso potencial é ilimitado", disse.


Atualmente, o sistema prisional do Rio Grande do Sul conta com 29 Neejas e 39 turmas descentralizadas, somando 4.352 alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio. Além disso, 93 apenados cursam Ensino Superior, 40 estão em cursos técnicos e cinco, em pós-graduações.


Os Neejas, vinculados à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), funcionam como escolas dentro dos presídios, com salas de aula e infraestrutura própria, garantindo o acesso à educação formal para as pessoas privadas de liberdade.


*Nome fictício para preservar a identidade do apenado.

0 comentário

Comentários


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page