Mais de 1,1 mil moradores de São Leopoldo foram aprovados em um novo lote do Auxílio Reconstrução, benefício federal de R$ 5,1 mil destinado às famílias atingidas pelas enchentes de maio. Entre os dias 5 e 22 de novembro, 1.167 solicitações foram confirmadas e estão prontas para pagamento, enquanto 291 estão habilitadas, mas dependem da regularização de informações no aplicativo Gov.br.
Desde o início do programa, o município já acumula 47.927 pedidos aprovados e 1.344 habilitados, segundo a Secretaria de Assistência Social (SAS). Para garantir o acesso ao benefício, São Leopoldo intensificou os atendimentos nos cinco Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade, ajudando a população a corrigir pendências.
Os principais motivos para a negativa dos pedidos incluem dificuldades na comprovação de endereço e problemas com cadastros de famílias unipessoais. “O atendimento foi ampliado para que as famílias consigam resolver essas pendências e acessar o benefício, que é fundamental para a reconstrução após o desastre”, destacou a pasta em nota.
O prazo extra, concedido pelo governo federal, se encerra no fim de novembro. Até lá, os moradores podem buscar o atendimento nos CRAS para regularizar os dados e garantir o auxílio.
Endereços dos CRAS:
Norte: rua Walter Hennemann, 582, bairro Scharlau;
Nordeste: Avenida Mauá, 2141, bairro Santos Dumont;
Oeste: rua Vicentina Maria Fidelis, 350, bairro Vicentina (Parque do Trabalhador);
Leste: rua Artur Georg, 90, bairro Feitoria;
Centro: avenida João Corrêa, 1350, Centro (2º andar do prédio do IAPS).
Comentários