A literatura marginal periférica será destaque no próximo Sarau Itinerante em São Leopoldo. O evento, que traz o escritor e ativista cultural Mano Cascata como autor convidado, percorrerá quatro escolas públicas do município, com o objetivo de incentivar o interesse pela leitura e expressão cultural entre jovens, principalmente os de maior vulnerabilidade social. A iniciativa é viabilizada pela Lei Paulo Gustavo
“A escrita é um agente transformador, que pode mudar a realidade de muitos jovens, e o sarau é o momento de apresentar esse universo a eles. Também é a oportunidade que eles terão de expressar seus talentos. É um palco onde eles também podem brilhar”, afirma Wagner Coriolano, idealizador do projeto e doutor em Letras.
O sarau abordará o livro de Mano Cascata, “OcupaAção – Ocupai vossas cabeças antes que o silêncio seja ensurdecedor”, obra que representa a realidade das periferias e a importância da resistência cultural.
Mano Cascata, nascido e criado em Novo Hamburgo, é conhecido por sua atuação em oficinas de hip hop e projetos sociais, como o Direito no Cárcere, no Presídio Central de Porto Alegre, e o festival de hip hop NH é o alvo, premiado pela Unesco em 2003 na categoria Protagonismo Juvenil. Entre muitos outros projetos, 2023 marcou o lançamento de seu primeiro livro "OcupaAção!"
As apresentações escolares ocorrerão em quatro instituições da cidade:
11/11 – Escola Estadual Olindo Flores da Silva, às 7h15;
14/11 – Escola Estadual de Ensino Médio Professora Helena Câmara, às 10h;
14/11 – Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Augusto Meyer, às 14h45
* a quarta escola ainda está por confirmar (acompanhe novidades no Instagram @sarauitinerantesl).
O projeto também contempla um evento aberto ao público, em local ainda a ser definido, e que ocorrerá até o mês de dezembro.
A literatura marginal periférica, vertente nascida nos anos 1990, reflete as vivências e desafios das comunidades periféricas, usando uma linguagem coloquial e próxima da cena hip hop. Esse tipo de literatura não só traz temas sociais e políticos para o centro do debate como também se populariza em escolas, saraus e eventos, ampliando seu alcance entre o público jovem e nas periferias.
Comments