top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

LeiturAção leva escritores e criatividade às escolas municipais de São Leopoldo


Imagem: Diogo Garcia Fernandes/ PMSL.

Até o fim de novembro, o Programa LeiturAção, da Secretaria de Educação (Smed) de São Leopoldo, está proporcionando aos estudantes uma imersão no universo literário com a participação de 19 escritores. Por meio de palestras, contações de histórias e bate-papos, os autores estão visitando as escolas municipais e promovendo momentos de interação com as crianças e adolescentes.


A escolha dos escritores é feita pelas próprias escolas no início do ano letivo, e, ao longo do ano, os alunos trabalham as obras dos autores selecionados, envolvendo diversas disciplinas. O programa culmina com os encontros, que se tornam uma grande festa de celebração da literatura, com espaços escolares decorados com os trabalhos dos estudantes, mostrando a criatividade de cada turma.


Segundo Renata Garcia Marques, coordenadora do programa, "o LeiturAção abrange desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). É uma grande celebração da literatura e potencializa a nossa vontade de promover e incentivar a leitura na escola e também fora dos seus muros."


O prefeito Ary Vanazzi, acompanhado do secretário de Educação, professor Ricardo Luz, esteve presente em um desses encontros, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São João Batista, nesta quarta-feira (6). A escola recebeu a escritora Anna Cláudia Ramos, e toda a decoração foi inspirada em suas obras. A entrada e os corredores da escola foram transformados em um ambiente alusivo a um aeroporto, com alunos e a diretora Márcia Henning vestidos de comissários de bordo, em referência ao livro "Aquilo que ninguém vê".


Durante o encontro, o secretário de Educação, Ricardo Luz, ressaltou a importância do programa e das melhorias nas bibliotecas e acervos das escolas: "É uma alegria ver a satisfação dos estudantes e professores com suas produções e o interesse em participar do momento com os escritores. Alcançamos a meta de ampliar o interesse das nossas crianças e jovens em ler", disse.


Além da Emef São João Batista, o programa também passou pela escola Barão do Rio Branco, onde os alunos receberam a escritora Milene Barazzetti e o ilustrador Marlon Costa, na terça-feira (5).

0 comentário

Comentarios


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page