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Idosa de São Leopoldo cai no golpe do "falso funcionário" e perde R$ 20 mil

Imagem: Ronaldo Bernardi/ Agência RBS.

Os golpes do falso funcionário do banco e do falso policial vêm fazendo vítimas no RS, mesmo que o número de estelionatos, como um todo, tenha caído 25% em setembro no Estado. A baixa foi de 6.718, em 2023, para 5.043, em 2024.


Foi através de uma ligação no telefone fixo que um criminoso, disfarçado de funcionário de banco, subtraiu um montante de cerca de R$ 20 mil de uma arquiteta aposentada. Residente de São Leopoldo, a idosa, de 76 anos, foi informada que operações bancárias haviam sido feitas por terceiros em sua conta.


"Eu nunca atendo esse tipo de ligação, mas aquele dia eu atendi, porque foi no telefone fixo. Continuei a ligação porque ele se identificou como um funcionário da parte de segurança de um banco", conta a idosa.


Para corrigir a invasão e recuperar o dinheiro, ela foi informada que precisaria passar informações pessoais e bancárias para o suposto funcionário. Depois disso, ela foi orientada a entrar no aplicativo do banco e seguir algumas etapas ditas pelo criminoso, como certas confirmações.


"Na hora, eu não me dei conta. Não acredito que caí numa coisa dessa. Ele ia fazendo e eu confirmando. Eu até falei para ele que estava estranho, mas ele me disse que era para ficar tranquila que o dinheiro todo iria voltar para a minha conta e que ele iria resolver o problema. Me senti uma boba", relata.


Após mais de duas horas no telefone com o homem, a aposentada viu suas economias evaporarem ao passo que transferências bancárias, de Pix e contratos de empréstimos eram feitos pelo suposto funcionário.


Depois de perceber o prejuízo, ela foi ao banco tentar algum tipo de estorno, mas foi informada de que não era possível obter, uma vez que ela havia autorizado as operações. A vítima e o esposo, também idoso, precisaram realizar um novo empréstimo para quitar as dívidas deixadas pelo bandido. Com quase 80 anos, os dois precisaram ainda fazer um acordo com o banco para reduzir o impacto com o prejuízo causado pelo golpe.


Conforme o advogado Guilherme Moschini Becker, que representa a vítima, um boletim de ocorrência foi aberto em 12 de setembro, um dia após o golpe ser aplicado na idosa.


O advogado, assim como a Polícia Civil e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) enviaram à reportagem algumas dicas de como se prevenir de golpes. Confira:


  • Desconfie de vantagens muito atrativas;

  • Não acredite em desconhecidos que te abordem por ligações, e-mails ou mensagens telefônicas;

  • Não acesse links suspeitos ou sem procedência conhecida;

  • No caso dos golpistas se passarem por alguma empresa ou entidade, procure os canais oficias para confirmar as informações;

  • Em caso de compra online, guarde o link da compra para eventuais investigações policias;

  • Não realize depósitos ou transferências bancários para desconhecidos;

  • Ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar e procurar os canais oficias de comunicação daquela entidade;

  • Jamais forneça qualquer dado pessoal, como nome, RG, CPF ou número de conta;

  • Não aceite videochamadas de desconhecidos, pois o criminosos pode fazer uma selfie da vítima e utilizar a imagem para reconhecimento facial;

  • Se for vítima, registre o caso em uma delegacia da Polícia Civil ou pela Delegacia On-line


O que diz a Febraban


"No caso de o cliente ter sido vítima de algum crime, ele deve notificar imediatamente seu banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do app e senha de acesso, e fazer um boletim de ocorrência.


Sobre ressarcimento, informamos que cada instituição financeira tem sua própria política de análise e devolução, que é baseada em análises individuais, considerando as evidências apresentadas pelos clientes e informações das transações realizadas."


Fonte: GZH

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