Terra, Terra, por mais distante o errante navegante quem jamais te esqueceria?", canta Caetano Veloso.
Triste dizer, querido Caetano, mas a humanidade errante está esquecendo da Mãe Terra. Cada vez mais geramos resíduos em volumes absurdos, poluímos rios e mares, provocamos queimadas e desmatamentos, matamos e comercializamos ilegalmente animais silvestres, e, assim por diante. Nossa Mãe Terra está apresentando sinais de colapso.
De acordo com a ONU Brasil, é emergente a necessidade de restaurar os ecossistemas danificados para "acabar com a pobreza, combater a mudança climática e prevenir a extinção em massa."
Diante desse cenário, o Dia Mundial da Terra é fundamental para alertar e conscientizar as pessoas sobre o cuidado com o meio ambiente e a urgência pela proteção e revitalização dos ecossistemas em nível global.
Essa data – 22 de abril, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1970 e ganha destaque na década da organização para a restauração de Ecossistemas (2021-2030). Nesta segunda-feira (24), em Novo Iorque, acontecerá na sede das Nações Unidas um evento comemorativo do Dia Mundial da Terra. Você pode acompanhar online através do link https://media.un.org/en/webtv a partir das 10h (horário de Brasilia).
Dica para leitura: 10 dicas da ONU para ações pela Mãe Terra. https://www.un.org/pt/actnow/ten-actions
Evelin Haslinger é apresentadora do Programa Atitude Sustentável, da Start Comunicação
Comments