O Hospital Universitário de Canoas (HU) passa a contar a partir deste mês de setembro com um Ambulatório de Neurocirurgia Pediátrica. O espaço atenderá pacientes encaminhados via consultas eletivas, bem como de crianças que nascem na instituição.
O primeiro procedimento foi feito nesta quarta-feira (15) em um bebê de 11 meses. A criança possuía craniossinostose, deformidade na cabeça causada pelo fechamento precoce de uma ou mais suturas cranianas. A cirurgia, comandada pela neurocirurgiã pediátrica Lílian Abdon, foi bem sucedida.
A médica explica que a possibilidade de fazer esta e outras cirurgias neurológicas infantis no HU contribui para a agilidade do procedimento que, muitas vezes, tem um período certo para ser realizado. “Até então muitos pacientes precisavam entrar em filas de espera para realizarem procedimentos considerados comuns, porém complexos, como a colocação de válvulas. Agora este tempo de espera com certeza foi reduzido, resultando em mais qualidade de vida aos pacientes.”
O interventor do HU e secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, ressalta os avanços que a saúde de Canoas está implementando e quem têm reflexos diretos na população do município. “Estamos somando todos os esforços para diminuir a demanda reprimida na saúde, com planejamento, estratégias e execução permanente. Em 2019, encaminhamos 11 crianças para Porto Alegre e, em 2020, foram nove”, salientou.
Atualmente, Canoas tem 852 pacientes aguardando consulta com neuropediatra, demanda que ficou reprimida em função da pandemia. Destes, os que necessitarem de cirurgia já terão a possibilidade de fazer o procedimento no Hospital Universitário.
Fonte: PMC
Comentarios