A Fundação Hospital Centenário alertou, na tarde desta segunda-feira (24), que recebeu três denúncias de tentativa de golpe contra familiares de pacientes. Conforme a casa de saúde, através de áudio por aplicativo de mensagem, um homem se identifica como médico responsável pelo setor de Emergência, verificou uma alteração nos exames e precisa operar o paciente de forma urgente.
Nos áudios ele relata que pela burocracia do Sistema Único de Saúde (SUS) o procedimento demora três dias. Então oferece o serviço de uma clínica e a realização da cirurgia em 40 minutos a partir do pagamento via PIX.
A presidência da Fundação esclarece e reforça que o SUS garante a gratuidade de atendimento na área da saúde a todos os cidadãos. A cobrança feita em procedimentos médicos do SUS, desde serviços simples, como consultas, ou até mais complexos, como transplante de órgãos, é crime e os familiares foram orientados a registrar Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil.
"Cabe salientar que nenhuma pessoa está autorizada a solicitar cobrança por qualquer procedimento médico e orienta que ninguém faça repasses de valores quando ocorrer alguma situação semelhante para não ser lesada financeiramente", finaliza a nota do hospital.
Comments