SÃO LEOPOLDO: Heliomar Franco, prefeito eleito e sua vice Regina Caetano, já deram mostras claras de como vão conduzir a transição e o período pré-posse do governo que assume em 01 de janeiro de 2025.
Relações municipais: no âmbito municipal, a ordem é: "prudência e paciência para não errar na arrancada". O grupo principal que conduz a transição de governo vai tomando conhecimento do funcionamento da máquina administrativa atual e a partir desse primeiro movimento, começa a definir algumas ações para o início do mandato. Um modus operanti totalmente diferente das pataquadas realizadas pela trágica administração dos senhores da excelência em gestão, de tão trágica memória para os leopoldenses. O governo eleito, flutua nestas primeiras semanas de maneira articulada e principalmente, fechada no seu maior objetivo, que é de dar mostras que a mudança de formato de administração será feita com o lema maior: "construir sim, mas sem destruir".
Essas primeiras movimentações estão conseguindo blindar o núcleo principal da transição e faz com que todas as articulações políticas que em algum momento serão mais intensas, fiquem sob certo controle. Todos e todas, já "detectaram" que o novo governo será consolidado por etapas e o alicerce será feito de maneira muito sólida. A leitura das cinco primeiras semanas pós eleição é muito clara e indica o seguinte: "não vem antes do teu tempo, porque aí é que não vai ter mesmo". E pelo visto, muitos que ultrapassaram a velocidade determinada pelos capas pretas do novo governo, já foram avisados que a multa pode ser pesada e até inviabilizar algumas relações a partir de 01 de janeiro de 2025.
Relações externas: Heliomar Franco e Regina Caetano, acompanham de muito perto as ações da transição, mas decidiram estreitar e consolidar relações com o ambiente político mais ligado as ideologias do novo governo. Visitas a secretários estaduais e também reuniões com deputados estaduais e federais, estão sendo feitas de maneira muito intensa. As emendas parlamentares tão fundamentais para os feitos extras de qualquer governo municipal, começam e passam por boas relações que vão além das águas do nosso Rio dos Sinos.
E o primeiro escalão?? Sem novidades maiores e no mais tranquilo compasso de espera que já se viu na história recente de São Leopoldo. Muita especulação, mas pouca ou nenhuma confirmação. O roteiro vai ser desenhado após as articulações para a formação da base governista da Câmara dos Vereadores e também após as primeiras avaliações do que está sendo produzido pelo grupo de transição que busca as informações tão necessárias. Bem possível, que uma robusta reforma administrativa seja encaminhada já nos primeiros dias do novo governo. Sobre as pressões daqueles que buscam espaços maiores, a resposta está sendo no estilo da velha raposa Tancredo Neves: "se te perguntarem se vai ser secretário, responde que te convidei e você não aceitou".
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br/ Por Bado Jacoby
Commentaires