top of page
Buscar
Foto do escritorAndressa Deuner

Guardas municipais de São Leopoldo são acusados de agredirem líder comunitário


Fato aconteceu na noite de domingo (22) | Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o presidente da Associação de Moradores do Bairro Rio dos Sinos, Ronaldo Barbosa de Brito, 51 anos, o Ronaldinho, sendo agredido por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) na noite de domingo (22), quando retirava brinquedos para manutenção na pracinha localizada na esquina das Ruas 7 de Abril e Portão.


O homem, que estava sendo contido por quatro guardas, sendo que dois deles entraram em luta corporal para contê-lo, tentava se soltar quando foi derrubado no chão. Um dos agentes aparece contendo a cabeça dele com as pernas, quando populares alertaram que o homem estava ficando com falta de ar. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) informou, em nota, que determinou a "abertura de procedimento disciplinar para investigação e averiguação da conduta dos agentes envolvidos na ocorrência em questão, afim de, apurar possíveis excessos".


Segundo Ronaldinho, moradores do bairro pediram que ele fizesse a manutenção nos brinquedos na semana passada. Na terça-feira (17), retirou balanços e parte do escorregador, uma vez que a equipes da Prefeitura fariam a limpeza do local na quarta-feira. Entretanto, deixou a escada no escorregador, que estava sendo alvo de viciados, que estariam tentando desmontá-la para trocar por drogas. Foi quando a GCM o abordou.


Na segunda-feira, Ronaldinho procurou o Comissão de Direitos Humanos para reclamar de abuso de autoridade e deve ir hoje (24), na Câmara de Vereadores.


Veja o vídeo:

Confira a nota da Semusp sobre o ocorrido:


"Ao chegar o local, a guarnição flagrou um grupo de indivíduos com ferramentas, tirando os brinquedos da praça, que não apresentaram nenhuma documentação, apenas relataram serem funcionários de uma empresa que presta serviço de manutenção para a Prefeitura Municipal de São Leopoldo. Na decorrer do atendimento, chega ao local da ocorrência o responsável pela empresa prestadora de serviço, onde, de acordo com os guardas que acompanhavam a ocorrência, o mesmo desacatou e ameaçou os agentes ali presentes. Diante disto, foi dada voz de prisão ao indivíduo, tendo o mesmo impondo resistência e tendo sido usada a força a sua contenção. A Guarda Civil Municipal reitera perante a comunidade leopoldense a sua missão de, dentre as atribuições que a Corporação possui, zelar pelo patrimônio público da nossa cidade."


0 comentário

Comentarios


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page