O Ginásio Municipal Celso Morbach, em São Leopoldo, vai sediar pelos próximos meses a Copa Municipal de Futsal e 2ª Copa Ary Moura. O evento de abertura aconteceu na noite desta segunda-feira (31), e começou com a rodada inicial às 19h, com um jogo entre escolinha sub-9 do Aimoré contra o Futsal Social, do professor Angelo Scotá.
Durante o ato de abertura, o secretário-geral de Governo, Nelson Spolaor, esteve no evento representando o prefeito Ary Vanazzi. Spolaor reforçou a importância que o ginásio teve nos últimos meses, como espaço de acolhimento e como local para festa. “ Há cerca de 40 dias atrás, recebemos mais de 700 pessoas no ginásio. São Leopoldo passou por momentos difíceis devido ao ciclone extratropical, mas não deixou de acolher nenhuma família, e depois disso e tudo ao normal, foi possível trazer de volta a alegria à população com a São Leopoldo Fest 2023”, relembrou.
O titular da SGG também agradeceu a presença de Maria Tereza Moura, esposa do vice-prefeito Ary Moura, falecido em junho do ano passado, e homenageado dando nome à copa. "O nosso vice-prefeito sempre foi um apoiador do esporte e se dedicava muito a essa causa do povo do município. Então ele merece ter sua história marcada com o nome da copa”, destacou. Spolaor ainda reforçou que dentro das quadras há uma competição, mas fora delas deve prevalecer o respeito à educação sempre.
A retomada do esporte para a cidade foi destacada pelo secretário de Esporte e Lazer, William Tiago. “Sempre dialogamos com o governo sobre a retomada do esporte na cidade. Tivemos a questão da pandemia, mas hoje, com a confiança do nosso prefeito, trazemos de volta o futebol, e vamos ser referência novamente como cidade e no futebol de várzea. A nossa cidade está movimentada. Até o final do ano são 35 torneios que o nosso ginásio vai sediar, de handebol, de basquete, de vôlei, entre outros esportes. Que todas as equipes possam dar o seu melhor dentro da quadra. Não é sobre ganhar ou perder, é sobre acreditar naquilo que a gente é capaz de lutar”, comemorou.
Para a presidente da Liga Leopoldense de Futebol Amador (LLFA), Jaqueline D'Avila, é importante destacar que, pela primeira vez, as disputas de futsal feminino e masculino ocorram no mesmo local. “Homens, mulheres e jovens disputarão no mesmo espaço, com as mesmas garantias de direitos, os mesmos deveres e com os mesmos suportes e a atenção igualitária vinda da liga. Esta é nossa casa, que hoje se abre para um grande espetáculo que durará entre dois e três meses, que trará vida às noites leopoldenses de forma saudável e com segurança”, disse.
Jaqueline ainda relembrou momentos marcantes do passado que possam mudar o rumo do esporte na cidade, com o apoio para tornar a comunidade com a maior igualdade possível. “Há 25 anos, ocorreu a final feminina no ginásio sem ninguém, e retornando três dias com a competição masculina, lotada. Vivíamos outra realidade, então, entender que o município hoje dá os mesmos valores para toda a competição é fundamental, compreender que teremos um campeonato municipal igualitário e simplesmente um um sonho saindo do papel”, destacou.
Fonte: PMSL
Yorumlar