top of page
Buscar
Júlia Barth

Gigantinho abriga 102 pessoas em Porto Alegre


População em situação de rua passou a noite no ginásio, onde recebeu alimentação, kits de higiene e teste para Covid — Foto: Cesar Lopes/PMPA

A primeira noite de acolhimento da população em situação de rua no Gigantinho recebeu 102 pessoas, segundo a Prefeitura de Porto Alegre. O ginásio foi aberto na noite de terça-feira (28), para abrigar quem precisa durante os dias de frio intenso previsto para o estado. A iniciativa deve ir até sábado (31).


Madrugada tem temperaturas negativas em cidades do RS


Foram 97 homens e cinco mulheres que passaram a noite no local, que fica ao lado do Estádio Beira-Rio e também pertence ao Sport Club Internacional. Uma das mulheres é uma gestante, que será encaminhada para exames de pré-natal e deve retornar ao ginásio, acompanhada do marido.


Nos albergues e abrigos da rede da prefeitura, foram acolhidas 196 pessoas. Nas pousadas conveniadas, foram 187. Mais 50 vagas serão disponibilizadas em igrejas a partir de quarta (28), diz a prefeitura. Confira abaixo.


A abertura do Gigantinho repete a ação realizada em 2019, quando, por iniciativa do time de futebol, uma estrutura foi montada para receber a população de rua durante os dias mais frios daquele ano

Animais de estimação também são abrigados no ginásio — Foto: Cesar Lopes/PMPA

O Exército cedeu camas e a Associação da Classe Média (Aclame) disponibilizou kits de higiene. Grupos de voluntários forneceram refeições. Os abrigados foram testados para a Covid, e aqueles que não tinham sido vacinados, receberam a dose do imunizante.


Agasalhos arrecadados na campanha Poa que Doa foram distribuídos aos presentes. As coletas acontecem em vários pontos da cidade (a lista pode ser conferida no site) e também podem ser levados até o Gigantinho. Os animais de estimação dos acolhidos também podem passar a noite no local.


A partir da tarde desta quarta-feira (28), a unidade do Sine Municipal estará com uma equipe técnica fazendo cadastro e orientando candidatos à reinserção no mercado de trabalho.

Ginásio deve seguir aberto até sábado (31) para acolher a população de rua durante os dias de frio intenso | Foto: Alex Rocha/PMPA

Acolhimento nas paróquias


No bairro Restinga, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida-Centro Social Padre Pedro Leonardi abriu vagas para acolher pessoas encaminhadas pela abordagem social da região, que é feita pela Amurt-Amurtel, parceira da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).


A Mitra Diocesana, por meio do Mensageiro da Caridade/Cáritas, também adere à força-tarefa com a disponibilização de seis paróquias para acolhimento noturno de pessoas em situação de rua, também encaminhadas pela equipe de abordagem social.


Durante o dia serão organizados lugares nas paróquias Dores, Catedral, Santo Antônio do Partenon, Santa Ana, São Carlos e Santa Teresinha. A prefeitura dará o suporte com colchões e cobertores que forem necessários.


Fonte: G1 Rio Grande do Sul



0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page