A cultura japonesa levou milhares de visitantes ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde se encerra neste domingo(24) a 11ª edição do Festival do Japão RS. Além da comercialização de artigos nipônicos, o público também pôde conferir apresentação de danças folclóricas japonesas, demonstrações de artes marciais, gastronomia, oficinas e de jogos japoneses.
Nos três dias de imersão teve destaque o grande número de “cosplay” entre os visitantes, difundindo uma gama de fantasias e acessórios, dando vida a uma série de animes, mangás e personagens em quadrinhos entre os pavilhões da feira.
Ana Júlia dos Santos Ferreira, moradora de São Leopoldo, conta que é fã da culinária japonesa, mas veio a Esteio para conhecer um pouco mais sobre a cultura do Japão que ela define como misteriosa e envolvente. “É uma cultura que me atrai. É exótica. Desde os arranjos florais, o bonsai e os trabalhos em papel, como o origami. Estou encantada com a diversidade de artigos e com tamanha criatividade desse povo", afirmou.
O expositor Matheus Vicenzi estava contente com o movimento e com as vendas. “Eu me impressionei com a grande participação do público. Os três dias foram de bastante movimento. É bacana a gente interagir com o público, que é bem diferenciado", contou.
A experiência gastronômica foi outro ponto alto do Festival, onde os visitantes puderam saborear delícias dos pratos típicos e tradicionais do Japão como, por exemplo, o sushi e o tempurá.
O Festival do Japão RS, que pelo segundo ano acontece em Esteio, é promovido pela associação que leva o mesmo nome do evento em parceria com a Anime Buzz e Ninja Produtora e que conta com o apoio da Prefeitura de Esteio.
Fonte: Correio do Povo
Comments