O apresentador Fausto Silva, o Faustão passou por um transplante de rim nesta segunda-feira (26), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, após ter tido o agravamento de uma doença renal crônica. O hospital informou, por meio de nota, que o apresentador deu entrada no local no último domingo (25), para se preparar para a cirurgia.
"O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 25 de fevereiro para preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica, após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado. A cirurgia aconteceu, sem intercorrências, na manhã de ontem (26). O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico", informou o hospital.
O boletim médico foi assinado pelos profissionais do hospital: Dr. Marcelino Durão, nefrologista e coordenador médico de transplante renal; Dr. Sérgio Ximenes, urologista e membro da equipe de transplante renal; Dr. Fernando Bacal, cardiologista; e Dr. Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico de serviços hospitalares e prática médica.
Desde setembro, o comunicador, de 73 anos, vinha fazendo diálise três vezes na semana, procedimento artificial que remove os resíduos e a água em excesso no sangue. Este é o segundo transplante pelo qual o apresentador passa, o primeiro deles foi um transplante de coração, no dia 27 de agosto de 2023.
Faustão foi hospitalizado em 2023 devido a uma insuficiência cardíaca, entrando na fila para um transplante de coração. Ele entrou na fila de transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS) por conta da gravidade de seu estado. Após receber o transplante do coração, ele ficou 14 dias no hospital se recuperando do procedimento. Depois de sua saída da unidade de saúde, o apresentador se engajou no apoio ao transplante e a defesa do SUS.
Fonte: jornal Extra
Commentaires