A Câmara Municipal de São Leopoldo, através do mandato da vereadora Nadir Jesus (PT), promoveu nesta quarta-feira, 01, evento em homenagem ao Dia da Dança Afro Brasileira, comemorado no Brasil em 18 de agosto., A reunião contou com a participação de diversas autoridades do movimento negro, além de homenagear a primeira bailarina negra do Brasil, Mercedes Baptista.
“Eu preciso, como vereadora negra, trazer a nossa história aqui para a Câmara, pois sou eu que ainda sofro com o preconceito e o racismo", iniciou Nadir. A proponente ressaltou que é essencial falar sobre a história de Mercedes Baptista, visto que foi ela quem introduziu a dança Afro dentro da escola de Balé Clássico.
“Esta mulher negra foi responsável pelo passo marcado das Alas das Escolas de Samba, que todos acham tão bonito, mas pouco é falado sobre quem deu início a isto”, pontou a vereadora.
Mercedes Baptista foi a primeira bailarina negra do país, em 1948, que, após sofrer constantemente com o racismo, agregou o ativismo às coreografias. Ela faleceu em 2014, deixando um legado de referência e luta pela valorização e resgate da Dança Afro Brasileira.
Outra atração foi a dançarina Leila Henrique Nunes que participou do evento com a apresentação de dança Afro. Leila aproveitou para destacar a importância da manifestação artística. “É uma dança milenar, que veio muito antes do balé, e essa batida que eu faço é a mesma do coração, que é eterno, então esta é uma dança que será dançada para sempre”, explicou.
A atividade foi realizada em parceria com a vereadora de Porto Alegre, Karen Santos (PSOL) e contou com a participação dos gabinetes dos vereadores da Casa: Rafael Souza (PDT), Brasil Oliveira (PSD), Tarzan (Republicanos), Tiago Silveira (PT) e Gabriel Dias (Cidadania). Além deles, representantes das Secretarias Municipais de Educação (Smed) e Políticas para Mulheres (Sepom), do Departamento de Igualdade Racial (Sedhu), do Grupo Abayomi, da Associação Isaura Maia e da Corte da Mais Bela Negra de São Leopoldo também estiveram presentes. O evento completo está disponível nos canais oficiais da Câmara, no Youtube e no Facebook, para quem quiser conferir.
Fonte: CMSL
Comments