O incentivo da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de São Leopoldo a iniciação científica ainda na escola está trazendo resultados. Todos os trabalhos da delegação de estudantes das escolas municipais de Ensino Fundamental Paul Harris e Professor João Carlos Von Hohendorff que participaram da 17ª Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), foram premiados.
O projeto “Sai para lá ansiedade e depressão! Vem se exercitar!” dos estudantes Fernanda Rodrigues Casali, Mariana Tramontin Nunes e Matheus Faleiro da Silva, com orientação das professoras Adriana de Azevedo e Nilva Xavier da Silva Matheus Faleiro, da EMEF Hohendorff, foi credenciado para participar do Encuentro Internacional de Semilleros de Investigación, em Medellín, na Colômbia, da Fundacíon REDCOLSI. O projeto científico também ficou em segundo lugar na Fenecit na categoria ciências da saúde.
O trabalho sobre o uso do chorume como biofertilizante caseiro para hortas urbanas, do estudante Pedro Vitoryo, da EMEF Paul Harris, conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Biológicas. “Eu nunca imaginei que um dia estaria na Fenecit ou em nenhum outro evento de feira. É muito bom estar aqui, é motivador, se sente conquistador, que vai ter um futuro bom. Só estar aqui já é estar ganhando“, disse Pedro.
Mais dois trabalhos da escola foram premiados: Hortas domiciliares, em 2º lugar na categoria Pandilhas Científicas, de Andrya Palinski e Luana Bisinella; e Ação artística - a importância da educação artística no desenvolvimento gráfico plástico criativo e emocional na infância e na adolescência segundo lugar categoria linguagem letras e artes, de Gabriela Ribeiro e Yasmin Ziege.
A 17ª Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit) ocorreu de 9 a 13 de novembro, em Recife (Pernambuco). Os alunos tiveram seus trabalhos selecionados para a feira através da Mostra de Tecnologia de Inovação com Ciências (MOTIC) de São Leopoldo.
Fonte: PMSL
Comentários