A Unidade de Saúde Tristeza estava lotada de gente em busca dos testes rápidos para detecção da Covid-19, na manhã deste sábado (22). Mais de 50 pessoas aguardavam atendimento na fila, que chegava até a calçada do lado de fora. “Acabei de testar positivo para Covid-19 pela quarta vez. Estou desesperado”, exibia o laudo do exame Danilo Gonçalves, de 38 anos, que trabalha como funcionário em um supermercado de Porto Alegre.
Desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020, o profissional já foi contaminado pelo vírus em quatro oportunidades diferentes. “Estou com um pouco de dor de cabeça e minha imunidade está baixa”, dizia, desolado, no lado de fora do posto. O colega de trabalho dele, Diego Cunha, 33, também saiu do local com o resultado positivo. “Estava trabalhando no depósito do supermercado e precisei entrar na câmara congelada”, disse, acreditando que poderia ter sido ali onde acabou contaminado.
O caso dos dois não chega a ser uma surpresa, pois quase todos os presentes que conversaram com a reportagem estavam positivados para Covid. A previsão das atendentes do posto era de que 116 pessoas seriam testadas no local. A professora Davis Saraiva, 53, sentia coriza, cansaço e tosse. Os sintomas começaram na terça-feira. “Estou com as três doses da vacina e também me imunizei contra a H1N1. Não tive Covid, mas estou sempre em hospitais acompanhando minha mãe que faz tratamento de câncer”, explicou.
A empresária Ana Carolina Cidade, 38, decidiu fazer o teste por precaução. “Tenho comércio e vim para descargo de consciência porque andei me sentindo mal”, disse. Por sua vez, o operador de máquinas pesadas Welington Azevedo Bueno, 34, também havia positivado para a doença. “Tenho dor de cabeça forte e também sinto dores pelo corpo. E muita febre”, cita, dizendo que está há três dias nesse estado.
A testagem rápida de antígeno para detecção da Covid acontece em oito unidades de saúde, das 9h às 16h, durante este sábado. Os testes estão disponíveis para quem apresenta ao menos dois sintomas da doença (febre, calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular) e pacientes assintomáticos em contato com caso positivo e sem esquema vacinal completo. Antes da testagem, todos passarão por avaliação clínica nos próprios locais.
Os pacientes que tiverem resultado negativo no teste de antígeno, mas que seguirem com sintomas, poderão realizar o RT-PCR, mediante encaminhamento das equipes. A testagem deve ser realizada, de preferência, entre o terceiro e o quinto dia após o início dos sintomas. Para pacientes assintomáticos, o indicado é testar preferencialmente entre o quinto e décimo dia do resultado do teste positivo do contactante. No domingo, também haverá oferta de testagem rápida de antígeno para Covid-19 em sete unidades de saúde, das 9h às 16h.
Fonte: Correio do Povo
Comments