top of page
Buscar
Júlia Barth

Esteio ultrapassa marca de 50 mil vacinas aplicadas contra a Covid-19


Esteio é um dos municípios mais avançados na vacinação | Foto: DCS

Na tarde de quinta-feira (2), 164 dias depois do início da campanha de imunização contra a Covid-19 em Esteio, o município atingiu a marca de 50 mil vacinas aplicadas, somando-se primeiras e segundas doses da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer ou as doses únicas da Janssen. São moradores de Esteio e pessoas que trabalham na cidade nas áreas de saúde, educação e transporte público, por exemplo, que foram imunizadas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde em drive-thrus, na sede da SMS, em instituições de longa permanência de idosos ou até mesmo nas residências, entre outros locais.


Para ser mais preciso, na manhã desta sexta-feira (2), o site vacina.saude.rs.gov.br, da Secretaria Estadual da Saúde, apontava que Esteio já havia aplicado 50.392 injeções. Somente da dose inicial, foram 36.180 vacinas aplicadas, o que corresponde a 43,53% da população (83.120 pessoas, segundo a SES). Quando se analisa apenas os moradores acima de 18 anos (64.742 pessoas), Esteio chegou ao equivalente 55,8% da população vacinável, de acordo com orientações iniciais do Ministério da Saúde.


A segunda dose foi aplicada em 13.666 pessoas. Outras 546 receberam a dose única da Janssen. Esses números dizem que o equivalente a 17,10% dos moradores de Esteio já concluíram o processo de imunização (21,95% da população vacinável).


No Estado, Esteio é um dos municípios mais avançados em relação à faixa etária dos imunizados, com aplicação da vacina em pessoas acima dos 41 anos de idade, ao mesmo tempo que imuniza pessoas acima dos 18 anos com as doenças pré-existentes elencadas pelo Ministério da Saúde.


Além disso, os indicadores esteienses são muito bons em diferentes recortes. De acordo com dados do site vacina.saude.rs.gov.br, Esteio ocupa a 23ª posição entre os 497 municípios gaúchos quando se analisa o número absoluto de vacinas aplicadas. Quando se fala em percentual da população vacinado com a primeira dose, a cidade ocupa a sexta posição entre aquelas com mais de 80 mil habitantes. Ao se analisar o número de doses aplicadas em relação às recebidas, Esteio vai para o terceiro lugar entre as cidades com população superior a 80 mil pessoas (95,6% das doses que chegaram já aplicadas).


Diferentes ações


O bom desempenho de Esteio se deve à mobilização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Em 19 de janeiro, assim que as primeiras 639 doses da Coronavac chegaram, foi iniciada a campanha de vacinação com imunização de servidores da SMS e do hospital São Camilo, de pessoas que moram em instituições de longa permanência de idosos (ILPIs), chamados popularmente de asilos, e de trabalhadores destes locais. À medida que novos lotes foram sendo encaminhados pela SES, mais pessoas foram sendo chamadas para receberem o imunizante e novas estratégias foram incorporadas ao rol de iniciativas da SMS.


Quando a vacina contra a COVID-19 passou a ser aplicada em idosos que não residem em asilos, a SMS trabalhou na organização de ações de vacinação que não gerassem longas filas de espera. Primeiro, foi disponibilizada a vacinação em frente à SMS, com agendamento por telefone. Depois, foi criado um WhatsApp para agendar a vacina e instalado um grande drive-thru de imunização, no Parque Assis Brasil.


Com o envio de mais doses e a ampliação da faixa etária das pessoas com direito a serem vacinadas, houve uma consequente ampliação da procura pela vacina. A SMS, então, criou o agendamento através de um site, que pode ser acessado tanto em computadores, quanto em tablets e smartphones: www.esteio.rs.gov.br/vacina. O sistema permite que a pessoa escolha dia e horário da imunização e as datas são excluídas do site quando o número de imunizações para aquele dia chegam ao limite. Além disso, a SMS descentralizou a vacinação, imunizando professores e trabalhadores de escolas, por exemplo, na sede de SME e trabalhadores do transporte coletivo na garagem do Consórcio TEU.


Agendamento aberto para pessoas acima de 41 anos


A Prefeitura de Esteio abriu, na manhã desta sexta-feira (2), o agendamento para a vacinação contra a COVID-19 para pessoas acima dos 41 anos, independente de comorbidades. A aplicação das doses iniciará neste sábado (3), das 8h às 12h30min, na Secretaria Municipal de Saúde – SMS (Av. Padre Claret, 666).


O agendamento também pode ser feito por quem faz parte de grupos prioritários e ainda não iniciou o processo de imunização: pessoas com comorbidades (18 anos ou mais), pessoas com deficiência (18 anos ou mais), gestantes e puérperas (parto realizado até 45 dias), profissionais da saúde (vinculados a estabelecimentos de saúde com CNES), trabalhadores da educação (vinculados ao ensino formal: educação básica ou superior) e caminhoneiros profissionais na ativa.


Quem não conseguir agendar pelo sistema poderá utilizar o telefone 3433-8400 (Ramal 1), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na vacinação, é necessário levar comprovante de residência e documento de identificação com foto e, no caso de pessoas com comorbidades, documento que ateste a doença (laudo médico ou prescrição de medicamento de uso contínuo para as doenças relacionadas ou exame com laudo conclusivo).


Fonte: Prefeitura de Esteio


0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page