A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Esteio anunciou, nesta quarta-feira (22), a realização da primeira edição da Olimpíada Municipal de Robótica. O evento acontecerá em paralelo com a 29ª Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci), que também foi lançada nesta quarta, em atividade realizada no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença do prefeito Leonardo Pascoal, do vice, Jaime da Rosa, autoridades e representantes de instituições de ensino das redes municipal, estadual e privada.
Como os cuidados contra o novo coronavírus ainda são necessários, as mostras foram divididas em dois formatos, virtual, nos dias 4 e 5 de novembro no portal Educa Esteio, e presencial, entre 10 e 12 de novembro, no caso da Femuci, e em 10 e 11 de novembro, para a Olimpíada de Robótica. Elas serão sediadas em um local inédito. Pela primeira vez, o evento acontecerá no Parque de Exposições Assis Brasil, com estandes no pavilhão da agricultura familiar. Cuidados como distanciamento entre as bancas, uso obrigatório de máscara, higienização das mãos, entre outros protocolos de prevenção à covid-19, serão adotados.
“Estamos muito felizes em poder, depois de dois anos, retomar a Femuci, que não ocorreu no ano passado em função da pandemia, assim como em contar com essa novidade da Olimpíada Municipal de Robótica. Ela é fruto do nosso investimento em tecnologia educacional, com a entrega dos kits de robótica às escolas em 2019, aquisição de Chromebooks, inauguração das salas de inovação e outras ferramentas disponibilizadas a serviço da aprendizagem. Tenho certeza que teremos trabalhos de muita qualidade”, afirmou Pascoal.
A secretária interina da SME, Cláudia Ruschel, destacou a importância da metodologia científica no processo educativo. “A pesquisa é um ótimo instrumento para a aprendizagem, funciona como um impulsionador, uma vez que oportuniza muitas experiências para o aluno, levando ele a questionar, tentar, errar e acertar, um trabalho que é feito junto aos professores”, argumentou.
As principais informações sobre as edições deste ano da Femuci e da Olimpíada de Robótica foram apresentadas pela coordenadora da feira, Aline Bernardi Capriolli, e pelo assessor do eixo de metodologia científica e tecnologias educacionais da SME, Guilherme Sumariva (veja abaixo). A cerimônia de premiação das duas exposições está prevista para o dia 12 de novembro, às 18h. A íntegra dos regulamentos e outros detalhes estão disponíveis no Educa Esteio.
Além das autoridades já citadas, também participaram do encontro desta quarta a presidente da Câmara de Vereadores, Fernanda Fernandes, com os colegas Derli Scienza, Gilmar Rinaldi, Luciano Battistello e Wellington Mascate.
Femuci terá sete categorias
A Femuci tem por objetivo incentivar a prática da pesquisa, com uso de metodologia científica, entre os estudantes. A ideia é que participem da mostra alunos de de escolas esteienses das redes públicas, municipal e estadual, e privada, divividos em sete categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – 1º ao 3º ano, Ensino Fundamental – 4º ao 6º ano, Ensino Fundamental – 7º ao 9º ano, Programa Horizontes, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio. A temática é livre.
As duas primeiras apresentarão seus projetos em vídeos, que serão disponibilizados no Educa Esteio para acesso de avaliadores e da comunidade em geral nos dias 4 e 5 de novembro. As outras cinco participarão da feira presencial, de 10 a 12 de novembro, no pavilhão da agricultura familiar do Parque Assis Brasil.
As escolas terão até 15 de outubro para realizar suas feiras internas e selecionar seus projetos para a exposição. De 18 a 25 de outubro, as instituições deverão inscrevê-los em um formulário online que poderá ser acessado pelo Educa Esteio. O número de estudantes expositores varia de dois a quatro por projeto, conforme a categoria, enquanto cada iniciativa poderá ter até dois professores registrados, sendo um como orientador e outro como co-orientador. Haverá uma avaliação técnica, por representantes de órgãos das áreas de educação e de pesquisa, e outra feita por patrocinadores e apoiadores.
Todos os projetos expostos receberão certificado de participação. Os três primeiros colocados receberão troféu e medalhas. Também serão reconhecidos 12 destaques: Popular, Ambiental, Educação Fiscal, Tecnológico, EJA Profissões e Projeto de Vida, Leitura e Escrita, Atividades Físicas, Esportes e Qualidade de Vida, Cidadania e Direitos Humanos, Arte e Cultura, Múltiplas Linguagens, #Femuci2021 e Professor Destaque.
Além das premiações, a feira credenciará expositores para participarem de outros eventos semelhantes no Estado. Até o momento, já estão confirmados o envio de projetos à Feira Estadual de Ciências da Universidade do Vale do Taquari (Univates), à Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP) do campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e à Mostra de Ciências e Tecnologias (Mocitec), promovida pelo campus de Charqueadas do Instituto Federal Sulriograndense (IFSul).
A 29ª Femuci conta, até agora, com o apoio das secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), Corsan, Emater, Consórcio Pró-Sinos, Sicredi, Instituto Mix de Profissões, Goalball Artigos Esportivos, Editora Metamorfose e Escola Maker, e a ideia é firmar mais parcerias até o início da mostra.
Em 2019, último ano que a feira ocorreu, foram registradas 101 pesquisas de 39 instituições de ensino municipais, estaduais e particulares, além de uma escola convidada de Portão. A exposição dos trabalhos ocorreu no Ginásio do Colégio La Salle.
Olimpíada de Robótica tem como tema a cidadania
As escolas municipais de Educação Básica (EMEB) e de Educação Infantil (EMEI) que compõem a rede da SME receberam, nos últimos dois anos, kits de robótica para uso em projetos em sala de aula ou nas Salas de Inovação. Há dois tipos de conjuntos, conforme a etapa do aluno: o Explorador Kids, voltado à Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, e o Explorador Uno, para trabalhos com turmas de anos finais.
Essa, aliás, será a divisão das categorias na 1ª Olimpíada Municipal de Robótica, que terá como tema a cidadania. Para os usuários do Explorador Kids, a mostra será virtual, nos dias 4 e 5 de novembro, no Educa Esteio. As equipes, ou, mais especificamente, os chamados “clubes de robótica” farão vídeos com o uso do equipamento.
Para os mais velhos, que utilizam o Explorador Uno, haverá três modalidades de disputa na mostra presencial. Elas foram intituladas “Diário de Bordo”, na qual os participantes vão descrever seus projetos de robótica; “Percurso”, na qual o robô vai percorrer um “mapa” de Esteio, com aclives, declives e obstáculos; e “Arena”, na qual cada clube tentará, com seu robô, furar um balão preso ao robô do concorrente.
Uma soma de pontos nas três modalidades definirá os melhores classificados. Os três primeiros colocados ganham um kit Explorador Uno e medalhas, mais um tablet, para o terceiro lugar, um notebook, para o segundo, e uma impressora 3D, para o primeiro. Também foram estabelecidos os prêmios Zica (para equipamentos que, após tentativas de conserto, tiverem atestado mal-funcionamento geral) e Seringa Criativa, para o melhor instrumento para furar balões na disputa Arena. Todos os participantes do evento e de clubes de robótica locais receberão medalhas de participação.
29ª Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci)
- até 15 de outubro: período para realização das feiras de ciências internas nas escolas
- 18 a 25 de outubro: inscrições dos projetos
Mostra virtual
Quando: 4 e 5 de novembro
Onde: portal Educa Esteio
Categorias: Educação Infantil e Ensino Fundamental – 1º ao 3º ano
Mostra presencial
Quando: 10 a 12 de novembro
Local: Parque de Exposições Assis Brasil – pavilhão da agricultura familiar
Categorias: Ensino Fundamental – 4º ao 6º ano, Ensino Fundamental – 7º ao 9º ano, Programa Horizontes, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio
Cerimônia de premiação
Quando: 12 de novembro
Horário: 18h
Local: Parque de Exposições Assis Brasil – pavilhão da agricultura familiar
1ª Olimpíada Municipal de Robótica
- até 15 de outubro: período para realização das seleções internas nas escolas
- 18 a 25 de outubro: inscrições dos projetos
Mostra virtual
Quando: 4 e 5 de novembro
Onde: portal Educa Esteio
Categoria: Explorador Kids
Mostra presencial
Quando: 10 e 11 de novembro
Local: Parque de Exposições Assis Brasil – pavilhão da agricultura familiar
Categoria: Explorador Uno
Cerimônia de premiação
Quando: 12 de novembro
Horário: 18h
Local: Parque de Exposições Assis Brasil – pavilhão da agricultura familiar
Comments