As novas salas e ambientes do Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS e Tisiologia (SAE) de Esteio foram entregues na manhã desta sexta-feira (8), após obras de reforma e ampliação. Os atendimentos da unidade de referência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para acompanhamento ambulatorial a pacientes com infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), hepatites e tuberculose passam a ser realizados em dois espaços do Centro Integrado de Atenção em Saúde (Cias), localizado na Travessa Mario Cutruneo, 48, Bairro Olímpica, se somando a outras especialidades oferecidas no local desde 2018.
“Nós procuramos sempre qualificar as diversas estratégias e políticas de saúde. A entrega desse local, com um novo espaço, projetado e adaptado para atender as demandas específicas do SAE, é um exemplo disso”, destacou o prefeito Leonardo Pascoal. “Integrar mais esses atendimentos ao Cias representa um ganho importante. O trabalho em rede é essencial para conseguir trazer os usuários para esse serviço, que ainda é revestido de muito preconceito, mas que diminui o número de pessoas infectadas, melhora indicadores e dá mais qualidade de vida aos usuários”, complementou o prefeito.
“A equipe do SAE faz um esforço grande para trabalhar seus temas junto à rede de atenção primária, de forma a integrar cada vez mais o atendimento com as unidades de saúde. Isso permite o rastreamento precoce de casos, identificando o mais rápido possível, e oferecendo aos pacientes os recursos que eles necessitam”, salientou a titular da SMS, Ana Boll. “Essa reforma reflete algumas das nossas preocupações na rede, de cuidar os usuários em espaços adequados, com o fluxo correto dentro do serviço, de forma bem orientada, e que o servidor veja em seu local de trabalho um ambiente agradável e com as ferramentas necessárias para a prestação do serviço. Toda nossa rede tem passado por alguma qualificação estrutural, o que é um diferencial que recebe o reconhecimento da população”, concluiu.
Também participaram da entrega da reforma e ampliação do SAE o vice-prefeito Jaime da Rosa, os vereadores Derli Scienza, Gilmar Rinaldi, Luciano Battistello, Sandro Severo e Wellington Mascate, a coordenadora da política estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS da SES, Ana Lúcia Baggio, e a assessora do SAE, Ana Lúcia Massulo.
O SAE tinha como sede, até o final de setembro, uma estrutura alugada ao lado do Centro Administrativo de Saúde, sede da SMS. A mudança, resultado de um investimento de R$ 159.140,49, recursos próprios da Administração Municipal, coloca o equipamento em uma unidade própria da Prefeitura e o deixa mais próximo a outros serviços da rede de atenção básica. O horário de expediente continua o mesmo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (com fechamento às quintas-feiras, das 15h às 17h, para reunião de equipe). A farmácia do SAE, que fornece medicamentos aos usuários do serviço, atende de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h45min (com fechamento no primeiro dia útil de cada mês, para reposição e inventário).
O acesso ao serviço se dá pelo encaminhamento dos profissionais das unidades básicas de saúde (UBS). Entre as iniciativas promovidas pelo setor estão realização de testes rápidos nas unidades básicas de saúde (UBS), centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo); implantação e orientação sobre o uso da entrega de medicamentos antirretrovirais para pessoas com HIV incluídas no programa Medicamento em Casa (MedCasa); oferta de medicamentos de profilaxia pré exposição ao HIV (PrEP) e de profilaxia pós-exposição (PEP); a distribuição de preservativos masculinos, femininos e para jovens com menos de 21 anos; e a promoção de formações continuadas, capacitações e campanhas educativas.
Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS e Tisiologia (SAE)
Local: Centro Integrado de Atenção em Saúde (Cias - Travessa Mario Cutruneo, 48, Bairro Olímpica)
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (Reunião de equipe: quintas-feiras, das 15h às 17h)
Farmácia do SAE: De segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h45min (dia de fechamento da farmácia: primeiro dia útil de cada mês - reposição de medicamentos e inventário de estoque)
Contato: (51) 3110-0068 (número habilitado para Whatsapp)
Fonte: Prefeitura de Esteio
コメント