Esteio é o primeiro município do Rio Grande do Sul a atingir as metas de saneamento estabelecidas em contrato pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O anúncio foi feito na última sexta-feira (27), durante visita à Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, pela diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, ao lado do prefeito Leonardo Pascoal.
De acordo com a Corsan, Esteio agora possui 90% da população atendida com coleta e tratamento de esgoto e 100% de cobertura na distribuição de água. "É uma satisfação realizar essa entrega, ver as equipes juntas – município, Corsan e Ambiental Metrosul – atuando em benefício da saúde da população. Esteio constatará, a curto prazo, os benefícios que o saneamento traz para a saúde dos munícipes, para o desenvolvimento da cidade e para o meio ambiente e futuras gerações", afirmou Samanta.
O prefeito Leonardo Pascoal destacou a transformação vivida pelo município. "É uma marca histórica e importante que colocamos como prioridade desde o início da gestão. Tendo iniciado um mandato com apenas 4,4% da cidade com coleta e tratamento de esgoto, chegar a 90,85% é um legado que muito nos orgulha e fruto de um trabalho feito a muitas mãos", disse.
Com os novos índices, cerca de 78.181 moradores têm acesso à água tratada, enquanto 71.025 são beneficiados com coleta e tratamento de esgoto. Além do impacto social, o avanço representa um ganho ambiental significativo: 909 piscinas olímpicas de esgoto deixam de ser despejadas no meio ambiente anualmente.
Obras realizadas e investimentos
Desde a privatização da Corsan, sob gestão do Grupo Aegea em julho de 2023, a cidade recebeu investimentos de R$ 18 milhões em obras de saneamento. Entre as melhorias, foram construídas seis Estações de Bombeamento de Esgoto, instalados 2,5 km de linhas de recalque e 19,5 km de redes coletoras. Na distribuição de água, 960 metros de novas redes foram implementados na rua 24 de Agosto.
A Estação de Tratamento de Água da cidade tem capacidade para armazenar 3.250 m³ e pode atingir vazão de até 950 litros por segundo, dependendo do manancial. Já a Estação de Tratamento de Esgoto opera com capacidade para 21.600 m³ por dia, o equivalente a 250 litros por segundo.
Comments