O Rio Grande do Sul registrou, nesta segunda-feira, a marca de 50,6% da população com mais de 18 anos no Estado vacinada contra o coronavírus. São mais de 4,5 milhões de pessoas imunizadas com uma dose pelo menos até este momento. Cerca de 1,8 milhão delas – referente a 20,2% da população acima de 18 anos – já completaram o esquema completo da imunização com a segunda dose ou dose única.
A previsão do governo gaúcho é que, com os demais envios de doses previstos para os próximos meses, o Estado consiga vacinar todas as pessoas acima dos 18 anos com ao menos uma dose até 20 de setembro. A última distribuição de vacinas pela Secretaria da Saúde (SES) ocorreu na última sexta-feira, 25, quando foram entregues a todos municípios um lote com 336,8 mil doses.
A distribuição da semana passada contemplou o primeiro envio aos municípios de doses da Janssen, produzida pelo laboratório da Johnson & Johnson. O principal diferencial desse imunizante em relação aos demais é a necessidade de apenas uma dose para o esquema vacinal ser considerado completo.
Dose única no vacinômetro
A especificação da Janssen no esquema vacinal fez com que a SES atualizasse o painel de vacinação. Agora, as vacinas aplicadas são apresentadas como 1ª dose, 2ª dose e dose única. Além disso, as porcentagens de vacinados distingue o número de pessoas que receberam ao menos uma dose (seja ela a 1ª dose ou a dose única) e a proporção da população com esquema vacinal completo (com duas doses ou dose única recebida).
Fonte: Correio do Povo
Comentários