O esquerdista Yamandú Orsi foi eleito presidente do Uruguai no segundo turno das eleições, realizado neste domingo (24). Com 87% dos votos apurados, Orsi obteve 49,3% da preferência popular, derrotando o conservador Álvaro Delgado, que alcançou 46,4%.
Ao reconhecer a derrota, Delgado enfatizou a resiliência de sua campanha. “Uma coisa é perder as eleições, e outra é ser derrotado. Não estamos derrotados. Hoje, podemos parabenizar aquele que venceu por ter a preferência [do povo uruguaio], e vamos fazer isso com sinceridade”, afirmou.
Os primeiros resultados oficiais apontaram a vitória da oposição de Centro-Esquerda quando 70% dos votos haviam sido contabilizados. “Hoje os uruguaios definiram quem exercerá a Presidência da República. E quero enviar aqui, com todos esses atores da coalizão, um grande abraço e saudações a Yamandú Orsi”, declarou Delgado.
Apoio e trajetória
Orsi, que já foi governador e professor de história, teve sua campanha fortemente apoiada pelo ex-presidente José "Pepe" Mujica. Representante da Frente Ampla, ele utilizou os bons resultados nas eleições legislativas como trunfo nos últimos dias de campanha. O partido conquistou a maioria no Senado, com 16 das 30 cadeiras, e garantiu 48 das 99 vagas na Câmara.
Delgado, por sua vez, é aliado do atual presidente Luis Lacalle Pou e atuou como secretário da Presidência. Veterinário de formação, liderou a coalizão governista, que agora deixa o poder após esse resultado eleitoral.
A vitória de Orsi marca a retomada da Frente Ampla na liderança do Uruguai e sinaliza mudanças políticas no cenário nacional, consolidando o país como mais um exemplo de alternância de poder na América Latina.
Comments