As equipes de Limpeza Urbana de São Leopoldo já recolheram mais de 18 mil toneladas de resíduos retirados das vias públicas após a enchente histórica que atingiu a cidade no começo de maio.A força-tarefa para realizar essa limpeza é administrada pela Secretaria de Serviços Urbanos (Semurb) e conta com o apoio da Secretaria de Obras e Viação (Semov), Subprefeituras da Zona Norte e Leste e Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae). Atualmente, são 100 caminhões caçambas, 9 caminhões-garra, 50 retroescavadeiras e 350 pessoas trabalhando diariamente, de segunda a segunda, para reconstruir a cidade.
De acordo com a Semurb, os entulhos estão sendo encaminhados para os mais de 15 pontos provisórios de descarte. Enquanto os caminhões menores fazem o recolhimento dos entulhos na cidade, os caminhões de grande porte fazem o deslocamento dos materiais dos pontos provisórios para o aterro sanitário municipal, que fica no bairro Arroio da Manteiga.
Segundo o titular da pasta, Sandro Della Mea Lima, as atividades de limpeza da cidade não serão finalizadas de forma instantânea, já que é um processo que demanda tempo, visto que a enchente atingiu grande parte de São Leopoldo. “O trabalho de limpeza da cidade, depois dessa grande enchente, que é a maior de todos os tempos que nós enfrentamos, não é um trabalho que a gente encerra em uma ou duas semanas. É um trabalho que envolve muitos trabalhadores e máquinas, como já mencionado, e que nós vamos levar no mínimo de 30 a 60 dias para conseguir concluir a limpeza total de todos esses espaços. Embora a gente tenha dividido a cidade em 17 setores para conseguir atender bem toda a população, a gente sabe que é um trabalho que se vai construindo ao longo desse período, contando com o apoio e com a compreensão da população, para que a gente consiga o mais rápido possível limpar a cidade e começar o processo de reconstrução”, afirma Lima.
A prioridade da limpeza, neste primeiro momento, é fazer o recolhimento dos resíduos que foram atingidos pelas águas, tanto para que as famílias e empreendedores possam retomar com as suas vidas. Posteriormente, outras ações são necessárias, como raspagem, varrição e lavagem das calçadas e ruas.
Ainda segundo a Semurb, a pasta deve ampliar as equipes e maquinários necessários da força-tarefa de limpeza ao longo das próximas semanas. *Com informações da Prefeitura de São Leopoldo.
Comments