A seleção feminina de futsal de São Leopoldo representará o Rio Grande do Sul na Copa Brasil de Seleções – campeonato que reúne uma seleção de cada Estado inscrito na Federação Brasileira de Futsal. A Federação Gaúcha escolheu o time de São Leopoldo como representante por ter uma equipe amadora organizada, formada a partir da Copa Ary Moura, na qual uma jogadora de cada uma das 15 equipes da competição, foi escolhida para formar o elenco.
A equipe de São Leopoldo garantiu vaga na final contra a seleção de Santa Catarina após bater os times do Paraná, São Paulo e Distrito Federal nas fases anteriores. A decisão será disputada na cidade de Itapema, em Santa Catarina, no dia 12 de fevereiro.
Para custear a viagem, o time precisa de cerca de R$15 mil, que serão usados para transporte, hospedagem e alimentação. Até agora foram arrecadados R$4 mil e a equipe busca parcerias e patrocínios. O campeonato ainda dá vaga para um torneio internacional a ser disputado no Canadá, entre as campeãs nacionais. Caso saia vencedor, o time precisará de mais recursos para realizar a viagem internacional.
As 15 meninas estão se preparando para a grande final. Toda segunda-feira, no Ginásio Municipal Celso Morbach, elas são treinadas sob o comando do técnico Carlos Eduardo e do auxiliar, Alexandro Preto. Nesta segunda-feira (30), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu) esteve presente no treino. A secretária Nadir Maria de Jesus comentou sobre a importância do esporte como instrumento social. “A competição não é apenas um encontro para jogos, mas também para diálogos que fortaleçam e unifiquem as pautas que ajudam a acabar com a violência contra as mulheres e intensificar o empoderamento feminino. Lamento que este esporte tão importante ainda não tenha o reconhecimento merecido e necessário, diferente da visibilidade que é dada aos homens. A Sedhu apoia o projeto para que as mulheres ocupem espaços em diferentes segmentos. Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no futsal”, ressaltou.
A presidente da Liga Feminina de Futsal de São Leopoldo, além de jogadora da seleção do município, Jaqueline D'avila, destaca a superação da equipe. “Nós enfrentamos jogadoras de outras seleções com muito mais recursos. São meninas que são remuneradas para isso, que recebem suporte. Já nós, somos mulheres e meninas comuns da comunidade, com muita disposição, habilidade e talento”, frisou.
Para contribuir com o projeto, entre em contato pelo email jaquedavila2020@gmail.com ou pelo telefone da Liga Feminina de Futsal de São Leopoldo, que é o (51) 995668494.
Fonte: PMSL
Comments