Enfermeiros estão autorizados a receitar remédios contra a dengue em São Leopoldo
- Andressa Deuner
- 14 de abr. de 2022
- 1 min de leitura

O prefeito, Ary Vanazzi, assinou o decreto na manhã da última quarta-feira (13), que permite aos os enfermeiros o direito de atender e receitar remédios para os pacientes com suspeita de dengue. Segundo o Decreto n.º 10.098/2022, os profissionais de enfermagem da rede municipal de Saúde ficam autorizados a, de acordo com a classificação de risco, para pacientes com suspeita de dengue, solicitar exames laboratoriais de hemograma e a prescrever hidratação oral, antitérmico, analgésico e a antieméticos de acordo com a orientação. Demais casos, seguem com triagem da equipe e atendimento médico.
De acordo com o secretário de saúde, Diego Pitirini, na segunda-feira (11), as equipes de enfermagem foram treinadas e orientadas sobre a implantação da classificação de risco e do novo atendimento a pacientes com suspeita de dengue.
Em contrapartida, o Conselho Regional de Medicina do RS divulgou uma nota onde pede uma reunião com a prefeitura de São Leopoldo.
Nota do Conselho Regional de Medicina do RS
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Carlos Sparta, solicitou, oficialmente, nesta quarta-feira (13) uma reunião com o secretário da Saúde de São Leopoldo.
O objetivo é esclarecer o Decreto n.º 10.098/2022, assinada pelo prefeito do município, que autoriza os profissionais de enfermagem a solicitar exames e prescrever medicamentos a pacientes suspeitos de dengue.
Fonte: G1
Comments