Na próxima terça-feira (26), a Becker Haus Tortaria, em São Leopoldo, receberá o Encontro de Escrita Criativa: o conto, com o objetivo de estimular a prática da escrita criativa entre os participantes, independentemente de sua experiência prévia. A atividade é gratuita e conta com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp (51) 2165-2392 ou no link da bio do Instagram @beckerhaustortaria.
A atividade terá como mediador o escritor e professor leopoldense Elenilto Damasceno, autor do livro Curta Ficção (2023), que usará um dos seus contos como inspiração para a criação de novas histórias pelos participantes.
"Este evento é uma oportunidade de trocar experiências e de vivenciar o processo criativo de forma colaborativa. Não importa se você já escreve ou se é iniciante; todos têm algo a contribuir para o desenvolvimento da escrita literária", afirma Elenilto Damasceno.
A atividade contará também com a participação especial da artista visual Lorena Toniolo, que abordará o seu processo criativo, além de discutir a relação entre pintura e literatura. Lorena, que ilustra a capa de Curta Ficção, também fará uma reflexão sobre a conexão entre as artes visuais e a narrativa literária.
O encontro tem curadoria da professora Elisabeth Baldwin, que destacou o talento de Damasceno como contista. "Ele é um ótimo contista, e este encontro permitirá que todos explorem suas habilidades criativas", disse Baldwin.
Além de ser uma oportunidade para aprender e compartilhar, o evento também oferecerá aos participantes a chance de ler seus próprios contos ao final da atividade. A curadoria tem a intenção de divulgar algumas dessas produções nas redes sociais da Becker Haus, reforçando o compromisso da casa com a promoção da cultura local. Para Gustavo Hasse Becker, proprietário da Becker Haus Tortaria, o evento reforça um dos principais objetivos da casa: "incentivar a cultura em suas diversas formas, com foco especial na produção local".
Sobre o Autor Elenilto Saldanha Damasceno: professor, jornalista e revisor, é natural e residente de São Leopoldo. Atua como professor de Língua Portuguesa e de Literatura na Fundação Liberato. É mestre em Estudos de Literatura e especialista em Literatura Brasileira pela UFRGS e graduado em Letras e em Jornalismo pela Unisinos.
Sobre a artista visual Lorena Toniolo: natural de Porto Alegre e residente em São Leopoldo, atua como arte educadora e é graduada em Artes Visuais pela Feevale, onde realiza seus estudos de Mestrado. Através das pinturas, busca retratar cenas do cotidiano brasileiro de forma multicolorida. Participante do Coletivo Circular, a artista utiliza a arte urbana como principal forma de expressão.
Sobre a curadora Elisabeth Baldwin: Natural de São Leopoldo. Cursou Pedagogia e Letras na UNISINOS, onde foi também professora. Hoje, vive em Salvador (BA) como professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Mestre em Linguística (UFBA) e Doutora em Letras: teorias e críticas da literatura e da cultura (UFBA/ Sorbonne/Paris 6). De passagem por São Leopoldo, tem desenvolvido leituras críticas sobre literatura e cultura, além de algumas curadorias especiais.
Sobre a Becker Haus Tortaria: Localizada no centro de São Leopoldo, mescla experiências gastronômicas e iniciativas culturais, sediando exposições, sessões de autógrafos e oficinas, dentre outras iniciativas. Valoriza a produção local e regional, sem perder de vista iniciativas que transpõem as barreiras gaúchas ou brasileiras.
Guilbert Trendt, da Redação Start com colaboração de Gustavo Hasse Becker
Comentarios