O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Brasília, Leonardo Alves de Oliveira Rodrigues, enviou um ofício aos servidores do órgão no qual determinou aos agentes que fossem a um evento com mensagens religiosas.
No ofício, ao qual a GloboNews teve acesso, Rodrigues disse que seria um "pequeno evento, trabalhando a saúde para o corpo, mente, espírito e financeiro".
Agentes, no entanto, relataram desconforto com a ordem, uma vez que, no evento, foram exibidas mensagens com trechos da Bíblia, além de conselhos sobre "os efeitos da fé" e como esses conselhos são "bons no controle da ansiedade".
No ofício, o superintendente diz: "O evento faz parte das ações de saúde desenvolvidas pelo Posserv-DF, sendo de participação obrigatória aos servidores lotados na SPRF-DF que não estejam de plantão nos dias do evento."
E acrescenta: "As justificativas legais (férias, licença médica ou licenças previstas nos art. 18 e art. 81 da Lei nº 8.112/90) para não participação do evento deverão ser enviadas".
Servidores reclamam
Na condição de anonimato, servidores da PRF em Brasília relataram desconforto com a situação.
Disseram que o desconforto tem origem no fato de que a presença no evento era obrigatória, mas nem todos são da mesma religião.
Reforçaram, ainda, que a Constituição proíbe imposições de crenças e valores uma vez que o Estado é laico.
E destacam que, no ofício, o superintendente não informou que o evento exibiria versículos da Bíblia.
Comments