Em eleição histórica, Comitesinos terá presidente e vice-presidente mulheres
- Mariana Santos
- 4 de abr.
- 2 min de leitura

Num momento histórico a nova plenária do Comitesinos, empossada nesta semana durante assembleia-geral, elegeu, pela primeira vez uma chapa formada somente por mulheres para representar o comitê de bacia hidrográfica mais antigo do Brasil. A bióloga e engenheira de Bioprocessos e Tecnologias (ABES-RS), Viviane Feijó Machado, assume, pela segunda vez, a presidência da entidade que terá como vice-presidente a bióloga e doutora em Desenvolvimento Rural (Movimento Roessler), Luana Rosa. Já a secretaria-executiva segue sob a coordenação da engenheira Sanitarista e Ambiental, Kely Boscato Pereira.
A eleição foi conduzida pelo Conselho de Recursos Hídricos do Estado (CRH-RS), que nomeou no ato todos os componentes do plenário. Nesta primeira chamada, foram escolhidas as entidades-membro para as categorias Abastecimento Público, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos, Drenagem, Geração de Energia, Produção Rural, Indústria, Lazer e Turismo, Legislativo Estadual e Municipal, Associações Comunitárias, Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão, Organizações Ambientalistas, Associações Profissionais e Organizações Sindicais. As vagas não preenchidas poderão ser ocupadas sem segunda chamada, após trâmites e publicação oficial do Governo Gaúcho.

"A recondução da presidência mostra que a gestão foi positiva e que estamos no caminho certo para a gestão das águas na bacia. Foram necessários 34 anos para uma mulher chegar à presidência. Agora, na reeleição, com 37 anos de Comitesinos, formamos uma chapa com duas mulheres, presidente e vice. A eleição dessa diretoria com duas mulheres traz a diversidade de gênero e inspira as próximas gerações para a participação ativa das mulheres em todas as áreas", destacou Viviane Feijó Machado.
Ao todo, 45 entidades se inscreveram e 42 foram homologadas, ou seja, estavam aptas a concorrer a vagas distribuídas em dois grupos: Usuários da Água e Representantes da População. Instituído em 1988, o Comitesinos é o primeiro comitê de bacia do Brasil. A partir da decisão coletiva, o plenário delibera pelo que é melhor para a sociedade da bacia no que se refere aos diferentes usos da água, sempre priorizando o abastecimento humano. Uma grande frente em que a entidade vem trabalhando é a cobrança pelo uso da água, ferramenta que, implementada pelo governo do Estado, garantirá recursos para obras estruturantes na bacia, com vistas à segurança hídrica. Ou seja: a disponibilidade deste recurso em quantidade e qualidade suficientes para atender às necessidades humanas, econômicas e ambientais.
Comentários