Após meses de espera, a Prefeitura de São Leopoldo confirmou, nesta quarta-feira (8), a autorização para iniciar a dragagem do Rio dos Sinos, uma medida necessária para prevenir novas enchentes e melhorar as condições ambientais do leito. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado e anunciada pelo prefeito Heliomar Franco.
"Estamos muito felizes com essa ótima notícia, uma promessa de campanha que firmamos e agora se tornará realidade", comemorou o prefeito.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente (Semmam), Cláudia Costa, os trâmites técnicos já estão em andamento. “Nos próximos 30 dias, iremos formalizar a documentação e mapear os lugares que precisam ser desassoreados. Após isso, faremos um levantamento de custos para o trabalho, lembrando que precisamos sempre cuidar das áreas próximas ao dique para não desestabilizar esse local”, afirmou.
A dragagem do rio, além de aprofundar o leito, será realizada para remover o lixo, areia e detritos acumulados, agravados pela enchente de maio ano passado. A equipe técnica da Semmam já deu início ao processo de cadastro junto ao Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento, e a previsão é de que as primeiras máquinas entrem em operação dentro de 30 dias.
A administração municipal também garantiu que todas as etapas da obra serão acompanhadas de perto para evitar riscos às margens e aos diques que protegem a cidade.
Comments