A Secretaria Estadual da Saúde (SES) começa nesta sexta-feira (13) a distribuição de 90 mil doses da nova vacina contra a Covid-19, a Serum, destinada a pessoas com mais de 12 anos.
O imunizante, produzido pela Zalika Farmacêutica, já é utilizado nos Estados Unidos e Reino Unido e apresenta vantagens como facilidade no transporte e conservação (temperatura de 2°C a 8°C) e maior prazo de validade.
Estudos indicam uma eficácia de 90% da Serum contra casos sintomáticos em adultos, além de comprovar sua segurança. Para crianças menores de 12 anos, permanece o uso da vacina da Pfizer, que segue em fase de aquisição e distribuição pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Mudanças na estratégia de vacinação
Além da chegada da Serum, o Ministério da Saúde anunciou mudanças na vacinação de rotina contra a Covid-19. Grupos como gestantes e idosos com 60 anos ou mais foram incluídos no calendário fixo. Gestantes devem receber uma dose por gestação, enquanto os idosos passam a ser vacinados semestralmente.
Outros grupos prioritários, incluindo imunocomprometidos, também terão vacinação periódica. Para esses, a dose será aplicada a cada seis meses, enquanto os demais grupos especiais serão vacinados anualmente em qualquer sala de imunização disponível.
Yorumlar