Dia de treinamento cardiorrespiratório no Samu em São Leopoldo
- Andressa Deuner
- 29 de dez. de 2021
- 1 min de leitura

Dentro do ciclo de capacitações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nesta terça-feira, dia 28, foi realizada mais um dia de treinamento com os servidores. Desta vez, o foco se voltou para problemas relacionados a paradas cardiorrespiratórias. No curso foram utilizados desfibriladores externos automáticos, que ajudam na recuperação de pacientes através de descarga elétrica no coração.
“O objetivo é estar sempre preparado e, consequentemente, ter uma performance melhor. Na última semana atendemos vários casos de paradas cardíacas, mas conseguimos reverter mais da metade deles. Isso é um índice bastante positivo. Queremos reativar no próximo ano o Núcleo de Educação Permanente, tendo em vista que a pandemia nos tirou essa oportunidade por conta da carga de trabalho e para evitar aglomerações. Agora vamos voltar com força total”, ressaltou o coordenador da base do Samu em São Leopoldo, Roberto Tyska Bueno.
Neste ano, a média de atendimentos do Samu chegou a quase 1 mil por mês. Desses, 60% são casos clínicos, como acidentes vasculares cerebrais ou paradas cardiorrespiratórias, enquanto os outros 40% são representados por situações traumáticas, como acidentes de trânsito e violência doméstica. Na pandemia, houve aumento de casos respiratórios em função do coronavírus, mas com a expansão da vacina, a demanda recuou.
Fonte: PMSL
Comentários