top of page
Buscar

Cozinhas Solidárias do Programa São Léo Mais Comida no Prato recebem homenagem da Assembleia Legislativa

Foto do escritor: Guilbert TrendtGuilbert Trendt
Imagem: Pâmella Atkinson/ PMSL.
Imagem: Pâmella Atkinson/ PMSL.

As cozinhas solidárias do Programa São Léo Mais Comida no Prato receberam nesta segunda-feira (9) uma homenagem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul por seu trabalho durante a enchente de maio deste ano. A solenidade ocorreu na Associação Meninos e Meninas de Progresso (AMMEP) e contou com a presença do deputado estadual Adão Pretto Filho (PT), que destacou o papel essencial dessas cozinhas no fortalecimento da segurança alimentar.


Atualmente, o programa gerido pela Secretaria de Assistência Social (SAS) conta com 26 cozinhas comunitárias, que distribuem mais de 20 mil refeições por mês às populações periféricas do município. Durante a enchente, essas cozinhas desempenharam um papel essencial, fornecendo alimentos às famílias atingidas.


Na cerimônia, Pretto lembrou os desafios enfrentados na enchente e exaltou a dedicação das equipes. "Eu fico pensando naqueles momentos mais difíceis que nós passamos nesses últimos meses, em que muitos de nós não dormiam, vendo aquela chuva, aquela inundação. E logo depois que baixou a água, vocês já estavam esquentando, botando lenha no fogão, fazendo comida. Não tem um gesto mais bonito do que esse", reconheceu o parlamentar.


O deputado também reforçou a importância de iniciativas como o programa para combater a fome no país. "As ferramentas transformadoras para isso vão ser as cozinhas solidárias, as cozinhas comunitárias, porque é esse povo que está na linha de frente, que acorda de madrugada, que não tem hora, que não tem dia", afirmou Pretto.


Para o titular da SAS, Fábio Bernardo, a entrega de refeições e a integração com outras políticas públicas são necessárias para os resultados obtidos pelo programa. "A política de Assistência Social é transversal, ela não é sozinha, ela precisa de outras políticas também. Essa é a nossa responsabilidade, fazer com que a política pública aconteça, independente do governo que estiver", explicou.


Além das cozinhas, o vereador Marcel Frison, que coordenou o Centro de Arrecadação de Doações (CAD) Taurus durante a enchente, também foi homenageado. Ele lembrou o trabalho de distribuição de toneladas de alimentos e roupas. "Foi a existência de vocês que fez tudo isso chegar às pessoas que precisavam. Não só vocês, mas outras organizações que fizeram um trabalho fundamental", agradeceu.

0 comentário

Kommentare


980x135406b8d94-f8c6-4d9b-94f9-56f57ba24092.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page