top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

Corsan lança primeiro programa de jovens aprendizes focado em saneamento

Imagem: divulgação/ Corsan.

A Corsan, em parceria com a Fundação Pão dos Pobres e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), lançou nesta segunda-feira (4), um programa inédito de capacitação profissional voltado para o mercado de saneamento básico. A primeira edição do “Aquarela – Formação de Aprendizes em Saneamento” contempla dois cursos de aprendizagem técnica que terão início ainda este mês: Gestão Ambiental e Eletromecânica. Serão 50 jovens, com idades entre 17 e 23 anos, selecionados para atuar em Porto Alegre e na Região Metropolitana. A Aula Magna do programa foi realizada na manhã dessa segunda no auditório da Corsan.


Os dois cursos do programa foram especialmente desenhados para atender às necessidades do setor de saneamento, oferecendo formação técnica (teórica e prática) e preparando os alunos para enfrentar os desafios de um dos mercados que mais sofreram interferências de eventos climáticos extremos nos últimos anos. Serão 24 meses de aprendizado teórico e prático, com aulas nas instituições parceiras e aplicação do conhecimento nas operações da Corsan.


O curso de Gestão Ambiental, oferecido pelo Instituto Pão dos Pobres, molda profissionais capacitados para atuar em um setor crucial para o desenvolvimento sustentável. Os alunos aprenderão sobre como gerenciar e mitigar impactos ambientais, além de adquirir competências essenciais para lidar com questões que envolvem saneamento e preservação dos recursos naturais.


Já o curso de Eletromecânica, em parceria com o Senai, forma especialistas na montagem, manutenção e criação de equipamentos eletromecânicos. As habilidades adquiridas vão desde a construção de quadros elétricos até o acionamento de motores, motobombas e disjuntores, áreas essenciais para a infraestrutura do saneamento básico.


Para Samanta Takimi, diretora-presidente da Corsan e embaixadora do programa, essa iniciativa vai além da capacitação profissional. “Esse projeto inédito, que representa um marco na história da empresa, reforça o papel da Corsan não apenas como provedora de serviços essenciais, mas também como protagonista na formação de profissionais que poderão transformar o futuro do saneamento e a qualidade de vida no Estado. O saneamento é um pilar fundamental para o bem-estar social e poder viabilizar o contato com um setor promissor pode transformar vidas. Ao mesmo tempo, estamos fortalecendo a própria Corsan ao formar profissionais capacitados para os desafios que o saneamento enfrenta no Brasil", acredita Samanta.


Além de adquirir uma formação técnica de alta qualidade, os jovens aprendizes receberão meio salário-mínimo, além de benefícios como transporte, seguro de vida e acompanhamento de carreira. “Este suporte demonstra o comprometimento da Corsan em oferecer não apenas uma experiência educacional, mas um trampolim para o desenvolvimento pessoal e profissional. Faz parte da nossa responsabilidade social e também dos nossos valores ligados ao crescimento sustentável”, afirma Camila Rosa, gerente de RH da Corsan.


Fonte: Correio do Povo

0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page