A Corsan começou a substituir os hidrômetros que medem o consumo de água em residências e estabelecimentos dos 317 municípios atendidos pela companhia no Rio Grande do Sul. Até junho, serão instalados 237,4 mil novos aparelhos, mais modernos e precisos, sem custo adicional aos consumidores.
A renovação segue orientações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que recomenda a troca dos medidores a cada sete anos, dependendo do modelo, para garantir a precisão das medições. A ação também atende a uma determinação da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). Em 2024, mais de 371 mil hidrômetros já haviam sido substituídos na área de atuação da Corsan.
“Isso garante que os hidrômetros informem com precisão a quantidade de água que está sendo utilizada no imóvel e permite que o cliente tenha o controle exato de seu consumo”, afirma o diretor comercial da Corsan, Luiz Nóbrega. Ele destaca ainda que os novos aparelhos podem ajudar a identificar vazamentos não aparentes, reduzindo o desperdício de água.
Os hidrômetros instalados possuem certificação do Inmetro e lacre de segurança, que não pode ser violado. A remoção ou violação do lacre pode gerar penalidades ao responsável pelo equipamento, como multas ou taxa de reposição, conforme as normas da Agergs.
A troca está sendo realizada por equipes especializadas e devidamente identificadas. A Corsan recomenda que os moradores exijam credenciais dos profissionais e o número do protocolo do serviço para garantir segurança e transparência. Além disso, material informativo será entregue nas residências e estabelecimentos para orientar a população.
Clientes que enfrentarem problemas como dano acidental ou mau funcionamento do hidrômetro devem entrar em contato com a Corsan por meio do site, aplicativo, WhatsApp (51) 99704-6644 ou pelo telefone 0800-646-6444, que atende gratuitamente.
Comments