Três meses após as enchentes históricas que assolaram municípios, devastaram empresas e ceifaram vidas no Rio Grande do Sul, a Expoagas 2024 – 41ª Convenção Gaúcha de Supermercados chega ao seu final nesta quinta-feira (22), no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, com indicadores que traduzem o espírito de união, retomada e superação que caracteriza esta edição do evento.
Confirmado a menos de 60 dias, após um mutirão capitaneado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) com a participação de três mil trabalhadores de diferentes segmentos para reconstruir os pavilhões de exposições, dizimados pelas chuvas, o evento encerrou com mais de 63 mil visitantes e R$ 704,8 milhões em negócios concretizados entre compradores e expositores – um crescimento de 8% em relação à edição passada.
“Tem gente chegando no mercado, gente querendo oportunidade, conhecimento, querendo disputar espaço e crescer. Foram mais de R$ 700 milhões em negócios, com 23% dos empreendedores participando pela primeira vez, apesar das condições adversas em nosso Estado”, destacou o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.
Ao todo, 7,1 mil empresas participaram da Expoagas 2024, sendo 77% varejistas. Os visitantes vieram de todos os Estados brasileiros e de outros seis países.
A programação teve início ainda no fim de semana passado, quando a Associação Gaúcha de Supermercados reuniu grupos de varejistas de outros Estados brasileiros para uma série de pré-eventos na Serra Gaúcha, incluindo a realização do segundo Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas, que congregou 70 novas lideranças do setor em roteiros turísticos e técnicos. Na feira, encerrada nessa quinta, com o tema “Superação é a nossa marca”, os 496 expositores de produtos, equipamentos e serviços apresentam cerca de 700 lançamentos, ofereceram condições especiais de pagamentos e realizaram promoções aos clientes.
“Além dos esforços históricos empreendidos pela Fiergs e pela Agas para a reconstrução, montagem e organização deste evento em período recorde, enfrentamos gargalos logísticos significativos, sobretudo com a impossibilidade de voos do Aeroporto Salgado Filho. Felizmente, o Brasil está imbuído do espírito agregador que trouxemos neste evento, e varejistas de todo o Brasil vieram prestigiar a indústria gaúcha”, ressaltou o presidente.
Do total de 496 expositores programados para a Expoagas 2024, apenas duas empresas desistiram da participação após as enchentes de maio e precisaram ser substituídas por outras. “A Agas repactuou contratos e concedeu incentivos aos expositores atingidos pelas cheias, e este número muito pequeno de desistências mostra que muitos deles perceberam na Expoagas uma possibilidade de virar a chave, de alavancar negócios e deflagrar o seu processo particular de recuperação”, analisou Longo.
Os campeões de negócios realizados nesta edição foram empresas dos ramos de produtos de limpeza, alimentos e equipamentos para supermercados. No circuito de negócios, a feira reuniu 96 micro e pequenas empresas, em sua maioria gaúchas, que ocuparam balcões e estandes menores, pré-montados pela Agas, com custos mais baixos. “Ainda que não tenhamos as mesmas condições de conforto e pequenos detalhes de automação do estacionamento, acreditamos que o balanço do evento é extremamente positivo, tanto pela realização de negócios quanto pela injeção de ânimo que a Expoagas 2024 traz a toda a cadeia do abastecimento. Sabemos que muitas empresas e trabalhadores fizeram um esforço grande para estarem conosco participando, por isso estamos gratos aos nossos patrocinadores, palestrantes, expositores e visitantes pela grande Expoagas que fizemos juntos”, comemorou o dirigente.
Na programação da convenção, palestras magnas com conferencistas renomados, como o ex-jogador Paulo César Tinga e o piloto Rubens Barrichello, atraíram centenas de pessoas diariamente para o ciclo de aprendizado, montado sob uma estrutura provisória, com lonas e climatização, batizada de “Arena do Conhecimento” – o Teatro do Sesi, onde tradicionalmente são realizadas os painéis, foi severamente atingido pelas cheias e ficou inutilizado para a Expoagas 2024. Na mesma arena, ocorreram as programações do Agas Jovem, Agas Mulher e Seminário Jurídico, construindo debates sobre questões relevantes da gestão e operação dos supermercados.
Houve, ainda, as palestras do Centro de Aperfeiçoamento Técnico, que reuniu especialistas em áreas específicas do varejo para trazer processos e modelos do cotidiano supermercadista. “A Arena do Conhecimento funcionou muito bem, com um misto de programações técnicas, entretenimento e musicais, contemplando diferentes segmentos e públicos. A Expoagas 2024 foi um evento de todos e para todos”, celebrou Longo.
Fonte: Correio do Povo
댓글