Antes de decidir seu futuro na Libertadores, o Grêmio cumpriu bem seu papel no Brasileirão. Na noite deste sábado (20), na Arena, o Tricolor venceu o Cuiabá por 1 a 0 e chegou aos seis pontos em três jogos e dorme no G4 da competição até complemento da rodada.
Cristaldo marcou o gol da partida, que teve um primeiro tempo morno e uma boa atuação da equipe gremista na segunda etapa para confirmar o resultado.
O carrossel de escalações do Grêmio apresentou uma nova versão da equipe contra o Cuiabá. A previsão era de um time reserva, mas Renato Portaluppi decidiu mais titulares do que o imaginado. Marchesín teve sequência. A linha de defesa teve João Pedro, Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Zé Guilherme. Villasanti e Du Queiroz formaram a dupla de volantes. Gustavo Nunes, Cristaldo e Soteldo tinham a missão de abastecer JP Galvão.
A falta de um melhor entrosamento ficou evidente. O Grêmio teve dificuldades para construir suas oportunidades de marcar. Mas contou com a sorte para abrir o placar ainda na primeira etapa.
O início de jogo foi de susto para os gremistas. Foi o Cuiabá que teve a primeira oportunidade de marcar, antes dos dois minutos de jogo. Ely foi batido, Pitta ficou livre e cruzou para Matheus Alexandre na área. O erro de domínio do jogador permitiu que a marcação gremista se recuperasse. Mesmo assim, a finalização aconteceu e passou ao lado do gol de Marchesín.
Soteldo deu um susto no torcedor aos 13 minutos. O venezuelano caiu no gramado, com dores na perna direita. Mas foi apenas de uma pancada que ele levou de Denilson e o atacante seguiu em campo sem limitações. O Cuiabá ameaçou novamente. Pitta fez o cruzamento, Ely desviou e a bola sobrou para Cafú. Marchesín fez a defesa.
Um erro de passe de Gustavo Martins deixou Renato irado. O zagueiro tentou recuar para Marchesín, mas tocou fraco na bola. Pitta só não teve a chance de marcar pela intervenção do goleiro gremista, que se atirou em um carrinho desesperado pra evitar o lance de perigo aos 35.
Aos 40 min, JP Galvão quase fez um golaço. O centroavante recebeu o lançamento, mas a bola ficou longe do seu corpo. Galvão improvisou uma tentativa de bicicleta e forçou Walter a fazer grande defesa.
Quando parecia que o primeiro tempo terminaria tenso, o Grêmio contou com a sorte. Cristaldo cruzou para a área em busca de JP Galvão, mas a trajetória da bola enganou Walter e entrou no gol. Na saída para o intervalo, o argentino confirmou que tentou fazer o passe, mas a bola seguiu o rumo do gol sem que ninguém a tocasse.
Segundo tempo
O Grêmio voltou com o mesmo time para o segundo tempo, mas com uma postura bem mais agressiva. Depois das dificuldades para criar na primeira etapa, a equipe teve melhor rendimento na metade final da partida.
Logo no início Gustavinho disparou pela direita e fez o cruzamento. A bola chegou para Soteldo finalizar, mas o chute passou por cima do gol de Walter. Outro acidente custou a Renato uma troca. Zé Guilherme se chocou de cabeça com Marllon, do Cuiabá, e teve de ser substituído. Fabio entrou em seu lugar.
Villasanti e João Pedro tiveram duas boas oportunidades em sequência. Com boas participações de JP Galvão, a dupla perdeu chances em finalizações pelo lado direito da área do Cuiabá.
Pensando na equipe para a Argentina, Renato começou a fazer mais trocas na equipe. Saíram Cristaldo e JP Galvão, desta vez aplaudido pelo torcedor. Nos minutos finais, Ronald e Dodi entraram nos lugares de Soteldo e Du Queiroz. Uma estratégia do técnico para evitar pressão dos visitantes.
Nos acréscimos, quase o Cuiabá deixou tudo igual. Depois de cruzamento na área gremista, Rodrigo Ely ficou procurando Derek. O centroavante cabeceou, mas a bola saiu pela linha de fundo e o Grêmio escapou de levar o empate.
Agora, com a situação no Brasileirão em alta, o Grêmio foca suas energias em reverter a situação delicada na Libertadores. Com duas derrotas após duas rodadas, será preciso voltar da Argentina com três pontos na bagagem sobre o Estudiantes de La Plata para seguir vivo na competição continental.
Fonte: GZH
Comments