O governo do Rio Grande do Sul voltou a emitir, nesta quarta-feira (25), avisos para todas as 21 regiões do estado (veja a lista abaixo) em razão do aumento de internações por Covid-19. Segundo o Grupo de Trabalho da Saúde, houve aumento de 320 pacientes nas últimas duas semanas, o que equivale a 83%. O número de internados em UTI também subiu nesta semana, com 50 pacientes a mais, entre suspeitos e confirmados.
O aviso é o primeiro nível do Sistema 3 As de Monitoramento, vigente desde maio de 2021 em substituição ao esquema de bandeiras. Após esse patamar, existem os níveis de alerta, quando cada região precisa adotar planos de ação contra a pandemia, e ação, quando o estado intervém nesses planos.
Na semana passada, após nove semanas sem que qualquer nível do Sistema 3 As fosse acionado, o governo emitiu avisos para todas as 21 regiões do estado em razão do aumento de casos de Covid-19. De acordo com o governo, o aumento das internações nas últimas duas semanas é reflexo deste crescimento de casos.
Somado à ocorrência de outras doenças respiratórias, comuns durante os meses de outono e inverno no Rio Grande do Sul, e de casos de dengue, é possível que ocorra alta na procura por leitos de hospitais. A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, alerta para a importância da vacinação no controle dessa situação. Cerca de 80% da população residente no RS está com o esquema vacinal primário (duas doses) completo, mas apenas 50,5% tomou a dose de reforço, completando o esquema vacinal.
Em decorrência da piora dos indicadores, a reunião do Gabinete de Crise, que havia passado a ser quinzenal, voltará a ser semanal a partir da próxima semana.
Regiões Covid do RS:
Bagé
Cachoeira do Sul
Canoas
Capão da Canoa
Caxias do Sul
Cruz Alta
Erechim
Guaíba
Ijuí
Lajeado
Novo Hamburgo
Palmeira das Missões
Passo Fundo
Pelotas
Porto Alegre
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
Santa Rosa
Santo Ângelo
Uruguaiana
Taquara
Fonte: G1
コメント