Christophe Haddad fala sobre atuação em emergências aéreas e a importância do suporte a familiares
- Start Comunicação
- há 4 horas
- 3 min de leitura

O Programa Start News desta segunda-feira (28), entrevistou Christophe Haddad, consultor em Resposta a Emergência e Assistência Humanitária. Francês naturalizado brasileiro, Christophe chegou ao país ainda criança e construiu uma trajetória diversificada, passando pelo setor calçadista, aviação e gastronomia. Após anos no ramo de restaurantes, ele decidiu mudar de área e passou a atuar com consultoria e assistência em situações de emergências aéreas.
"Depois de 14 anos nos restaurantes, me dediquei a outras atividades que já vinha desenvolvendo", relatou Christophe, que hoje se divide entre o litoral e o Vale dos Sinos. A mudança profissional teve origem na experiência pessoal de Christophe com o acidente da TAM em 2007, que vitimou sua filha. Desde então, ele passou a trabalhar no suporte a familiares que são atingidos por tragédias aéreas.
Durante a entrevista, Christophe falou sobre a série da Netflix "Congonhas: tragédia anunciada", no qual participou com depoimentos. A série investiga o maior desastre aéreo da história do Brasil, o acidente com o voo TAM 3054, ocorrido em 17 de julho de 2007, que decolou de Porto Alegre com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Segundo ele, a série se propõe a contar histórias inéditas por trás do mais fatal acidente aéreo da história da América Latina. O projeto foi conduzido por uma produtora independente e contou com o depoimento de alguns familiares e demais pessoas envolvidas com o caso à época.
Christophe também integra a Abrapava, Associação Brasileira de Parentes e Amigos de Vítimas de Acidentes Aéreos, onde ocupa o cargo de vice-presidente. A associação, criada após outro acidente envolvendo a TAM em 1996, atua em conjunto com as companhias aéreas para aprimorar os protocolos de atendimento em situações de crise. "Mostramos que o melhor caminho é sentar e construir soluções de forma conjunta", afirmou.
Com certificação internacional da IATA, Christophe realiza palestras para empresas aéreas, abordando o ponto de vista dos familiares em situações de crise. "Eu consigo chegar nos familiares e dizer, eu sei exatamente o que você está sentindo", explicou, ao falar sobre a importância da preparação emocional dos times de resposta a emergências. Sobre a questão do apoio espiritual em situações de catástrofe, Christophe explica que o atendimento deve contemplar as diferentes crenças religiosas dos familiares, prática que hoje integra os protocolos das empresas. "É necessário mapear as religiões envolvidas para garantir que todos recebam o suporte adequado", destacou.
Sobre seu trabalho, Christophe destacou que atua tanto no suporte direto aos familiares, como na formação de equipes de resposta das companhias aéreas. "Poder preparar os profissionais que atuam em empresas de aviação a enfrentar o pior é uma forma de contribuir para mitigar o sofrimento em situações de crise", afirmou.
Ao comentar o aumento do número de voos no Brasil e no mundo, Christophe observou que a tecnologia embarcada na aviação evoluiu consideravelmente nas últimas décadas, o que permite operar grandes volumes de tráfego aéreo com altos padrões de segurança. Ele reforçou, no entanto, que risco zero não existe e que é fundamental manter sistemas de resposta e apoio prontos para atuar em caso de necessidade.
A entrevista encerrou reforçando o convite para que o público assista a série e compreenda melhor a complexidade dos acidentes aéreos e a necessidade de constantes aprimoramentos nos sistemas de segurança e assistência humanitária.
Assista a entrevista completa no link abaixo:
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br/ Estagiária Karem Rodrigues
Комментарии