O serviço de catamarã entre Porto Alegre e Guaíba completou nesta segunda-feira (28) treze anos de operação, somando mais de 8,8 milhões de passageiros transportados. Desde seu início, em outubro de 2011, o transporte ajudou a fortalecer a integração entre Porto Alegre e o Guaíba, destacando-se pela pontualidade e segurança.
A partir do dia 9 de novembro, o catamarã voltará a contar com uma parada extra no Embarcadero, em Porto Alegre, às tardes de sábados, domingos e feriados. Além disso, segue operando regularmente pela estação do Parque Pontal, atendendo à demanda por acesso aos locais turísticos e culturais da cidade.
“Pontualidade, conforto e segurança foram marcas que fizeram o catamarã ser aprovado pela população, contribuindo para a integração de Porto Alegre ao Guaíba”, afirma Carlos Bernaud, diretor de operações da CatSul.
O serviço, que teve início com uma média de 160 viagens diárias, atualmente oferece 28 travessias nos dias úteis, 24 aos sábados e 18 aos domingos. Em dias de maior movimento, como em 20 de julho de 2019, o catamarã chegou a transportar 5.195 passageiros. Desde o início das operações, já foram realizadas 156.427 viagens em um total de 4.696 dias de operação.
A frota é composta por três catamarãs, dois com capacidade para 122 passageiros e um para 170. As embarcações são equipadas com recursos de navegação modernos, incluindo bússola, GPS, radar, rádio VHF e cartas vetoriais para mapeamento. Para os passageiros, o conforto é garantido por poltronas estofadas, ar-condicionado, TV, espaço para cadeirantes e transporte de bicicletas.
A travessia é operada por uma equipe de 34 profissionais, entre eles, 10 marinheiros.
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