A Casa da Feitoria, também conhecida como Casa do Imigrante, em São Leopoldo, será completamente revitalizada como parte do Projeto Iconicidades, uma iniciativa do governo do Estado voltada à renovação de espaços públicos de importância histórica, cultural e turística. O projeto foi oficialmente entregue à nova gestão municipal na última quinta-feira (9).
Além de reconstruir áreas que desabaram, a proposta inclui o restauro completo da edificação, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), a construção de um anexo para abrigar novas atividades culturais e o paisagismo da área ao redor. O plano também prevê diretrizes para a criação de um parque que integrará o complexo cultural.
Com foco na preservação da memória da imigração alemã, a Casa da Feitoria será transformada em um espaço multifuncional, valorizando o legado histórico e atraindo turismo cultural e econômico para a região. "A ideia é que estas entregas aos municípios possibilitem, além da valorização e preservação da cultura e memória locais, a criação de um ambiente propício para a inovação e a economia criativa", afirmou Hiparcio Stoffel, diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos do Rio Grande do Sul.
Agora, cabe à Prefeitura de São Leopoldo dar andamento às obras, que prometem reposicionar o local como um dos principais marcos históricos do Estado. Uma agenda institucional será realizada em breve para esclarecer dúvidas e ajustar detalhes do plano.
Comments