O canteiro central da Avenida Governador Ernesto Dorneles, popular Avenida do Carnaval, no Bairro Santo Inácio, vai ficar ainda mais iluminado a partir da noite desta sexta-feira (27). Servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) estão substituindo as atuais lâmpadas de vapor de sódio de 150w e 250w, em 25 pontos, por luminárias em led de 80w, que consomem menos energia elétrica e têm durabilidade bem maior, além de proporcionar mais luminosidade. O trabalho deve ser concluído até segunda-feira (30) e incluirá manutenção preventiva na subestação de energia elétrica que fica no local.
A iluminação pública em led em Esteio teve início no Bairro Três Portos, com instalação de 116 unidades com potência luminária de 75w e 80w, que substituíram as de vapor metálico de 150w, e outras 135 unidades de 120w, substitutas das antigas de vapor de sódio de 250w.
Depois do canteiro da Avenida do Carnaval, o projeto será levado ao Parque Galvany Guedes, no Bairro Jardim Planalto. A instalação de luminárias em led, que deve ser levada a toda a cidade, já foi feita também no Cemitério 2 de Novembro e no pátio da SMOSU, ambos no Bairro Olímpica.
De acordo com a SMDUH, responsável pelo projeto, as lâmpadas de led consomem cerca de 50% menos energia. Segundo estudos da pasta, os equipamentos têm uma durabilidade de até seis vezes mais, comparado com lâmpadas atualmente utilizadas. Além disso, não necessitam de reatores, que também queimam e precisam ser substituídos, demandando tempo e recursos.
Maior resistência a choques mecânicos, não utilização de produtos nocivos ao meio ambiente para sua fabricação, como o mercúrio, uso de produtos quase 100% recicláveis, menor nível de aquecimento e ausência de emissão de radiação ultravioleta foram outros pontos positivos apontados pela SMDUH para optar pela compra das lâmpadas em led.
Segundo a Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, órgão que gerencia o eOuve, sistema que gerencia os pedidos que chegam à Prefeitura, a demanda mais solicitada é a “troca de lâmpadas queimadas”, com cerca de 20% dos pedidos registrados, tanto pelo aplicativo de mesmo nome, quanto nas audiências do Gabinete Aberto, nas reuniões do Prefeitura na Rua, em contato direto no setor de Atendimento ao Cidadão, através de ofícios da Câmara de Vereadores ou pelo telefone 0800-541-0400.
Fonte: PME
Comments