São Leopoldo segue se destacando quando o esporte é a Canoagem. A equipe da Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (ALECA) disputou a Copa Brasil e o Controle Nacional de Canoagem Velocidade, a primeira competição da temporada, trazendo pra casa dez medalhas – cinco ouros e cinco pratas. As provas ocorreram da última quinta-feira (13) até este domingo (16), no município de Capitólio (MG), onde cinco atletas da Aleca disputaram provas nas categorias júnior e sênior – masculino e feminino.
As atletas Rauany de Oliveira Gomez e Giovana Rocha fizeram dobradinha no pódio com ouro e prata na categoria K1Júnior, nas distâncias 1000m, 500m e 200m, respectivamente. Herick Lopes Rafaelli e Richard Farias Taborda conquistaram ouro no K2 Júnior 1000m, prata no K2 Júnior 500m e ouro no K2 200m. Herick também conseguiu a prata no K1 Júnior 200m.
A coordenadora do Projeto Canoagem na Escola, Daniela Maioli, e o técnico Luis Marcelo Carneiro acompanharam os atletas. A professora destacou o incentivo da prefeitura com o Projeto Canoagem na Escola da Secretaria Educação de São Leopoldo e a importância do patrocínio do Semae, que possibilitou a participação da equipe na competição.
O evento faz parte das provas que definem o 1º Ranking da Canoagem Velocidade, somando os pontos da I e II Etapas da Copa Brasil, juntamente com os pontos do Campeonato Brasileiro do ano de 2023, em todas as categorias – feminino e masculino – em embarcações individuais de distâncias Olímpicas.
A Copa Brasil e o Controle Nacional de Canoagem Velocidade foi realizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), com apoio da Prefeitura Municipal de Capitólio e da Federação Mineira de Canoagem (FMC).
História da Canoagem em São Leopoldo
Desenvolvido pela Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o Projeto Canoagem na Escola atende estudantes da rede pública de ensino. O projeto surgiu no segundo semestre de 2005, com o objetivo de preencher o tempo livre de crianças e adolescentes que tomavam banho de rio. A partir de 2006, Daniela assumiu a coordenação e deu o caráter de escola de canoagem. A condição para seguir remando no projeto era manter boas notas e bom comportamento.
A partir de 2008, o projeto iniciou sua participação em competições dentro do Estado. Em 2009, os treinos se intensificaram e, no ano seguinte, disputaram o primeiro campeonato em nível nacional. Para regulamentar a equipe nas competições, foi criada, em 2011, a Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca).
Atualmente, a equipe de professores e coordenação é composta por oito pessoas que auxiliam nos treinos dentro e fora da água. O projeto Canoagem atende 170 estudantes da rede municipal, com atividades de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, no contraturno escolar. Já a Aleca, conta com cinco atletas, mais 12 estudantes na categoria de base. Durante o projeto, os atletas treinam dois dias por semana. Após serem integrados na Aleca, eles passam a treinar cinco dias por semana.
Fonte: PMSL
Comments