top of page
Buscar

Candiota teme perder 5 mil empregos com fechamento de usina termelétrica

Foto do escritor: Start Comunicação Start Comunicação

Imagem: reprodução/ RBS TV.

Moradores de Candiota, que possui 11 mil habitantes, temem o fechamento de uma usina termelétrica que emprega cerca de 5 mil trabalhadores – diretos e indiretos, incluindo moradores de cidades vizinhas –, o que representa mais de metade da força de trabalho do município.


Desde 1º de janeiro, quando os contratos de geração e fornecimento de energia da empresa que administra a Usina Termelétrica Candiota III com o governo federal terminaram, as atividades na usina estão paralisadas.


Os trabalhadores vêm se manifestando em frente à usina nos últimos dias. "A paralisação desta usina é o fim de um ciclo. É ficar desempregado e deixar, no meu caso, meu e da minha família, ter que sair da região. É começar tudo do zero com 50 anos de idade. Não sou só eu, são todos os amigos. É deixar tudo pra trás", diz o técnico mecânico, Alex Madruga Castro.


A usina que está com as atividades suspensas é uma das duas que há na cidade. A outra, por contrato, tem funcionamento garantido até 2043. Em 10 de janeiro, o projeto de lei sobre geração de energia eólica em alto-mar, sancionado pelo presidente Lula, vetou um dispositivo sobre contratos de usinas termelétricas, que seriam prorrogados até 2050.


O veto será analisado pelo Congresso Nacional, que pode aprová-lo ou derrubá-lo. De acordo com a Prefeitura de Candiota, uma medida provisória deve ser proposta pelo governo federal para que os contratos sejam mantidos até 2043, o que garantiria o funcionamento da usina.


Em 2023, a termelétrica foi vendida pela Eletrobras para a empresa Âmbar, que administra o complexo. A companhia afirma que, caso o projeto seja sancionado, a paralisação será breve, e as atividades serão retomadas em pouco tempo.


Maior reserva de carvão mineral do Brasil


Candiota fica na Região Sul do Estado e abriga a maior reserva de carvão mineral do Brasil, o que torna a cidade um polo estratégico para a geração de energia. A produção começou na década de 1960 e, desde então, é um dos pilares da economia da cidade – cerca de 70% da economia do município é baseada na cadeia do carvão e da energia elétrica.


"Meu pai veio pra cá trabalhar na usina em 1964. A constituição da minha família foi gerada em função da usina termoelétrica de Candiota", diz Castro.


Toda a energia produzida em Candiota vai para o Sistema Interligado Nacional (Sin), que pode enviá-la para qualquer lugar do Brasil. Mas a energia produzida a partir do carvão não é sustentável, já que gera poluentes como dióxido de carbono e dióxido de enxofre. É considerada a fonte de energia mais poluente que existe. Apesar disso, é um tipo de energia que pode ser usada de forma contínua.


A usina funciona da seguinte maneira: o carvão mineral é extraído e queimado. O calor gerado esquenta a água das caldeiras, e esse processo gera vapor em alta pressão, que faz as turbinas rodarem. Esse movimento é convertido em energia elétrica.


"Este modelo de usina é projetado para contratos de longo prazo, normalmente de 15 anos, para que ela possa ofertar o tipo de energia mais barata, colocar no sistema uma energia mais barata. O que está sendo buscando hoje é que ela fique como energia reserva do governo. O governo vai distribuir essa energia onde é necessário, através do sistema interligado", avalia Hermelindo Ferreira, diretor do sindicato dos mineradores de Candiota.


Em uma cidade dependente da mineração, o tema da transição energética e da busca por fontes renováveis surge como um desafio ainda mais impactante


"O mundo inteiro fala em transição energética. Por que que só nós não temos direito a transição? Por que só a região do pampa, que já é uma das mais pobres do Rio Grande do Sul, não tem direito a transição? Nós não defendemos como uso eternamente, mas tem um prazo, pra nós o prazo melhor é até 2043", diz o coordenador da comissão de transição energética do Pampa, Sérgio Görgen.


Fonte: g1

0 comentário

Comments


banner-start980x135_981x135.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page