Calor sem sim fim: março será de muito calor no RS
- Start Comunicação
- 1 de mar.
- 2 min de leitura

O clima do mês de março marca a transição do verão para o outono e os dias ainda têm mais características da estação quente do que a das folhas. É o primeiro mês do chamado outono meteorológico ou climático compreendido pelo trimestre de março a maio, mas pelo critério astronômico o outono somente tem início no dia 20 à 6h01. Março em 2025 terá muitos dias tão ou mais quentes que janeiro e fevereiro, conforme a previsão da MetSul Meteorologia.
Uma vez que as características do clima do mês ainda são mais próximas do verão do que do outono, os dias de calor e as pancadas de chuva passageiras e localizadas são comuns, mas à medida que o mês se aproxima do fim cresce o número de dias com a temperatura mais agradável, e às vezes até com frio durante a madrugada e cedo da manhã.
Em Porto Alegre, a temperatura mínima média histórica de março (série 1991-2020) é de 19,5ºC e a temperatura máxima média de 29,2ºC, quase 2ºC inferior à média máxima do clima de janeiro. Play Video A precipitação média mensal histórica na capital gaúcha no mês de março é de 103,3 mm, muito próxima da média de chuva da maioria dos meses do ano, mas inferior aos meses de inverno e primavera.
Por sua vez, na cidade de São Paulo, com base na climatologia histórica da estação de Mirante de Santana, a temperatura mínima média de março pela série 1991-2020 é de 18,9ºC ao passo que a média máxima mensal é de 28,0ºC. Já a precipitação média da cidade de São Paulo em março é de 229,1 mm, a quarta maior entre todos os meses do ano, atrás de janeiro (292,1 mm), fevereiro (257,7 mm) e dezembro (231,3 mm).
No geral, no Brasil, o regime de chuva ainda é o característico de verão. No Norte, segue o inverno amazônico que traz mais chuva e os estados do Centro-Oeste e do Sudeste ainda estão na temporada chuvosa, embora com volumes médios históricos menores que os de janeiro e fevereiro que são os meses mais chuvosos na climatologia das duas regiões. ESTADO DO PACÍFICO Clima em março em 2025 deve transcorrer sob condições de neutralidade no Oceano Pacífico Equatorial.
De acordo com o último boletim da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), dos Estados Unidos, a anomalia de temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial Central (região Niño 3.4) está em -0,3ºC, portanto em patamar neutro e pela segunda semana seguida. NOAA Já o Pacífico Equatorial nos litorais do Peru e do Equador, a denominada região Niño 1+2, estava neste final de fevereiro com anomalia de +1,0ºC. O aquecimento persiste, mas ainda não é possível se afirmar que há um chamado evento de El Niño Costeiro em curso.
FONTE: Metsul
Comments