O Brasil está fora da Copa do Mundo do Catar. Após empate por 1 a 1 na prorrogação, a Seleção Brasileira foi derrotada pela Croácia nos pênaltis por 4 a 2, no estádio da Cidade da Educação, em Doha, nesta sexta-feira (9). Os gols foram marcados por Neymar e Petkovic.
A Croácia espera pelo vencedor da partida entre Holanda e Argentina, que se enfrentam às 16h. Já o Brasil volta para casa e o sonho do hexacampeonato foi adiado por mais quatro anos.
Equilíbrio predomina
Favorito para o confronto, o Brasil iniciou o jogo com mais posse de bola e teve a primeira finalização aos 4. Vinicius Júnior recebeu pela ponta esquerda, cortou para a perna direita e finalizou no canto esquerdo. Livakovic segurou firme a bola.
Aos 12, a Croácia chegou pela primeira vez com perigo. Após cruzamento da direita, Perisic deu um leve desvio, e a bola saiu pela linha de fundo. Com as linhas adiantadas, os europeus buscavam marcar a saída de bola do Brasil e, em algumas oportunidades, conseguiam complicar os sul-americanos.
A Seleção Brasileira voltou a assustar aos 19. Vinicius Júnior recebeu pela esquerda, tabelou com Richarlison e finalizou de direita em cima de Lovren. O zagueiro croata salvou o que poderia ser o primeiro gol brasileiro. Um minuto depois, Neymar avançou pela esquerda, invadiu a área e finalizou para a defesa de Livakovic.
O último lance mais incisivo na etapa inicial aconteceu aos 41. Neymar cobrou falta direto, a bola desviou de leve na barreira, mas o goleiro Livakovic conseguiu segurar firme.
A muralha Livakovic
O Brasil voltou a todo vapor e criou duas chances logo no início. No primeiro minuto, Richarlison recebeu cruzamento rasteiro, finalizou desviado e o goleiro croata defendeu. Aos 2, Vinicius Júnior recebeu na esquerda e soltou para Neymar. O camisa 10 virou e bateu travado. Na sobra, Vini saiu cara a cara com o goleiro, e Livakovic fez a defesa.
Aos 9, Neymar acionou Richarlison dentro da área. O camisa 9 finalizou de esquerda e, mais uma vez, Livakovic fez grande defesa. O goleiro europeu voltou a aparecer 11 minutos depois. Neymar tocou para Paquetá dentro da área. O camisa 7 disputou com a zaga croata, ganhou e finalizou para outra defesaça de Livakovic.
Aos 30, Rodrygo fez boa jogada pela esquerda e rolou para Richarlison. O camisa ajeitou para Neymar, que finalizou dentro da área para o goleiro da Croácia fazer mais uma defesa. Quatro minutos depois, Rodrygo ajeitou para Lucas Paquetá na grande área. O camisa 7 chegou finalizando de primeira e Livakovic segurou firme.
A Seleção Brasileira seguiu pressionando, mas não conseguiu superar o grande nome do segundo tempo: o goleiro Livakovic. Nos minutos finais, após colocar Antony e Rodrygo, Tite optou pela entrada de Pedro no lugar de Richarlison.
Neymar e Petkovic marcam
O cenário do jogo não mudou no primeiro tempo da prorrogação. O Brasil seguiu pressionante, mas tinha dificuldade para encontrar um espaço na recuada equipe da Croácia. A primeira chance mais clara foi justamente dos europeus. Aos 12, em contragolpe, Brozovic recebeu dentro da área. Sozinho, o camisa 11 finalizou muito mal, por cima do gol de Alisson.
Aos 16, o craque brasileiro apareceu.. Neymar partiu de trás, tabelou com Lucas Paquetá e recebeu dentro da área. O camisa 10 teve toda a tranquilidade para driblar Livakovic, que era o destaque da partida, e finalizou para o fundo das redes. Um golaço.
Na segunda etapa, a Croácia foi em busca do empate e conseguiu aos 11 minutos. Após jogada em velocidade, Orsic cruzou da esquerda e Petkovic finalizou de primeira. A bola desviou em Marquinhos e Alisson não conseguiu chegar, 1 a 1.
Na última chance da prorrogação, Casemiro ficou com a sobra do cruzamento na área, pela esquerda, finalizou e Livakovic fez grande defesa.
Fonte: Correio do Povo
Comments