Novas obras estão disponíveis no acervo digital da BibliotecAfro, programa do Departamento de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos de São Leopoldo (Sedhu). O projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult) e do Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais da Secretaria de Educação (Nerer/Smed).
Além de atender à necessidade de conteúdo teórico sobre as questões étnico-raciais, a BibliotecAfro divulga as obras de autores negros. O acervo contém obras de domínio público ou com licença dos autores. A chefe do Departamento de Igualdade Racial, Adriângela Cabral Jacob, explica que a iniciativa busca incorporar uma nova perspectiva na análise das origens da diversidade cultural da sociedade.
Além de Abdias do Nascimento, Jessé Souza, Angela Davis e Mário Magalhães, agora também é possível encontrar obras de Carolina Maria de Jesus, Chimamanda Ngoz Adichie, Bell Hooks, entre outros intelectuais negros.
Pesquisas acadêmicas e legislações também têm acesso livre no espaço da BibliotecAfro Digital. O projeto está aberto para sugestões e feedbacks do leitor sobre a experiência que podem ser encaminhados por este link.
Comentarios