A Escola Municipal Edgard Coelho, no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo, celebrou na última terça-feira (19) a reinauguração de sua biblioteca, completamente destruída durante a enchente de maio. O evento foi marcado pela presença de representantes do Câmpus Santo Antônio da Patrulha da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), incluindo a vice-diretora, Darlene Webler, que acompanhou de perto as ações solidárias para a reconstrução.
“Um momento muito emocionante, depois de tudo que aconteceu. A escola teve sua biblioteca completamente destruída, outros ambientes também, e ficou muitos dias sem aula. E foi muito gratificante ver a escola reerguida, agora com sua biblioteca”, destacou Darlene, coordenadora do projeto SOS Enchentes: Mãos Solidárias do Brasil ao RS.
A iniciativa, organizada pelos alunos da FURG, reuniu donativos como alimentos, roupas, materiais de limpeza, itens de higiene pessoal e materiais escolares. As doações vieram de diferentes Estados brasileiros, incluindo São Paulo, Minas Gerais e Paraná, e foram distribuídas em bairros de cidades como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas e Porto Alegre. “Foi um trabalho intenso ao longo de maio e junho, em que parcerias foram estabelecidas com comunidades religiosas, associações de bairros, escolas e ONGs”, explicou a vice-diretora.
O esforço foi além das doações imediatas. Darlene foi indicada para integrar o Comitê de Apoio às Crianças e Adolescentes de Escolas Devastadas, coordenado pela Promotoria Pública Setorial de Educação no Vale do Sinos. O comitê assumiu a tarefa de auxiliar na reconstrução de bibliotecas em escolas afetadas, incluindo a Edgard Coelho, reforçando o impacto das ações na recuperação da comunidade escolar.
Para os estudantes da FURG envolvidos no projeto, a experiência foi transformadora. “As melhores aulas que já tivemos, pois essa ação nos colocou na vida real, em que é preciso agir rápido diante de tragédias”, disse Samantha Loeschener, uma das participantes da mobilização.
Comments