O Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, reportou, nesta quinta-feira, mais uma morte em decorrência do surto de Covid-19. Com isso, a contaminação na instituição já soma 20 óbitos e 163 infectados pelo coronavírus desde 6 de agosto, quando foi identificado o surto.
A vítima fatal mais recente é uma mulher, de 74 anos, natural de Porto Alegre, que havia recebido as duas doses da vacina Coronavac. A paciente, que estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), tinha hipertensão arterial sistêmica (HAS), neoplasia renal e diabetes. A suspeita é que ela tenha sido contaminada pela variante Delta.
“Entendemos que o surto está controlado. O que temos são pacientes que se contaminaram durante o surto sendo tratados, pois as consequências ainda não terminaram. O óbito mais recente era de paciente com comorbidade grave. E a infecção é muito oportunista neste caso”, afirmou o coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter.
Ritter alertou ainda sobre a continuidade dos cuidados sanitários, mesmo com o avanço da vacinação no Estado. “Medidas foram tomadas no Conceição, como suspender visitas e cirurgias eletivas, ampliação dos processos de higienização das áreas, uso de máscara facial e higienização com álcool em gel. É importante que as pessoas saibam que, mesmo vacinadas com as duas doses da vacina, não estão livres de contraírem e até irem a óbito por Covid-19. Os cuidados de proteção precisam continuar”, alertou.
Fonte: Correio do Povo
Comments